- Viajar é Simples - https://viajaresimples.com.br -

Primeiro trecho da trilha Trans Cabo Frio (RJ) é inaugurado

Para comemorar os dez anos de criação do Parque Estadual da Costa do Sol, Cabo Frio (RJ) inaugurou a sinalização do primeiro trecho da Trans Cabo Frio, conjunto de sete trilhas locais que faz parte do Sistema Brasileiro de Trilhas. O percurso revela atrativos como Ilha do Japonês, Farol da Lajinha, Praia Brava, Caverna dos Escravos e Ponta do Chapéu.

O trajeto de sete quilômetros (ida e volta) e batizado de “Boca da Barra” tem início no bairro da Ogiva, ao lado do Hotel Porto Veleiro, seguindo até a Praia das Conchas. De nível moderado, o roteiro é vencido em três horas – mas pode durar bem mais! Como não esquecer da vida contemplando a vista panorâmica do Mirante da Lajinha? Ou se refrescar uns minutinhos a mais nas águas cristalinas da Ilha do Japonês?

Todo o percurso é sinalizado e feito dentro do Parque Estadual da Costa do Sol, área de preservação ambiental que abriga dunas, bosques, campos e restingas das cidades de Cabo Frio, Búzios, Arraial do Cabo, Araruama, Saquarema e São Pedro da Aldeia. O conjunto forma um dos recantos mais bonitos do litoral do estado do Rio de Janeiro.

Investimento em Ecoturismo

A Trans Cabo Frio é o primeiro conjunto de trilhas da região a integrar o Circuito Brasileiro de Trilhas de Longo Percurso no Brasil. São sete percursos, totalizando 53 quilômetros, que ligam Cabo Frio de “Ponta a Ponta” – de Arraial do Cabo à Barra de São João. A expectativa é que todos os trechos sejam inaugurados até o final de 2021.

O circuito para caminhadas em meio à natureza é uma das apostas da Prefeitura de Cabo Frio para fortalecer o Ecoturismo, uma modalidade que passou a ser ainda mais valorizada com a pandemia. E fazer parte de um projeto maior, como a Rede Nacional de Trilhas de Longo Percurso é uma forma de atrair ainda mais visitantes para a cidade.

“Serão 53 quilômetros de trilha. Não dá para fazer tudo no mesmo dia. Então, a ideia é que as pessoas passem uma ou mais noites aqui, e aproveitem também nossos outros atrativos”, comenta o secretário de Turismo de Cabo Frio, Carlos Cunha.

Rede Nacional de Trilhas

Nascida em 2018, no ICMBio, a Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso é um projeto que tem como objetivo criar uma rota nacional de 10,5 mil quilômetros cobrindo todo o país, de Norte a Sul e de Leste a Oeste, passando pelos diversos biomas presentes no território nacional.

Os percursos, porém, podem ser “recortados” para serem feitos em partes, nos moldes de circuitos que existem nos Estados Unidos na Europa. “Outro objetivo da trilha de longo percurso é propor ao trilheiro uma meta continuada, de forma que ele permaneça na cidade até completar todo o percurso, ou que estimule o retorno para conclusão do trajeto em outra ocasião”, completa Carlos.