- Viajar é Simples - https://viajaresimples.com.br -

Trem que liga São Paulo ao Aeroporto de Guarulhos passará a ter bagageiro

Em breve, o trem que sai de São Paulo e chega próximo ao Aeroporto de Guarulhos terá bagageiro para malas pequenas acima dos assentos e espaço específico para malas grandes. Hoje (05/09) pela manhã, a primeira unidade de uma encomenda de oito do Governo do Estado desembarca no Porto de Santos (SP) vindo da China.

O novo trem irá circular na Linha 13-Jade da CPTM, que, teoricamente, liga a capital ao aeroporto de Guarulhos. Porém, a estação não chega necessariamente ao aeroporto, mas da outro lado da rodovia e o terminal mais próximo é o 1 que, mesmo assim, só é alcançado com conforto para quem está com malas por um ônibus gratuito e circular que passar por todos os terminais.

Novo trem passará por testes antes de entrar em circulação – Crédito: Divulgação

Antes de começar a operar na Linha 13-Jade, o novo trem será levado de carreta para a Oficina de Presidente Altino, da CPTM. No local, ele passará por testes nos sistemas elétricos, mecânicos e de sinalização antes de ser disponibilizado no trajeto.

Atualmente, circulam na Linha 13-Jade trens novos do mesmo padrão das demais linhas da CPTM. O diferencial desse novo trem é mesmo os espaços para bagagens com o objetivo de dar mais conforto aos passageiros.

O novo trem tem espaço adequado para malas grandes – Crédito: Divulgação

Como as outras seis linhas da CPTM, os trens chineses terão oito carros cada um, totalizando 170 metros de comprimento. Possuem salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros) e monitoramento com câmeras na parte externa e interna.

Os novos trens são acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência. Também têm de monitores digitais internos com informações sobre a prestação de serviços e reconhecimento eletrônico automático do maquinista por meio de biometria.