Os ciclistas que participarão do maior desafio em bicicleta em solo brasileiro já estão em Salvador. Ontem (11/11), cerca de 50 atletas, dentre eles campeões olímpicos, estiveram reunidos com a presidente da Bahiatursa, Emília Salvador Silva e o secretário de Turismo, Antônio Carlos Tramm, para dar a largada a uma das maiores aventuras sob duas rodas que será realizada na Chapada Diamantina.
A Competição Internacional, que acontece entre os dias 14 e 19 deste mês, reunirá 400 atletas de 11 países que percorrerão 565 km, em 6 dias de pedal, com subida acumulada que ultrapassa os 11 mil metros. A campeã mundial dos Jogos Olímpicos, Ivonne Kraft, não vê a hora de chegar na Chapada.”Estou super ansiosa porque sei que o lugar é lindo. Vai ser uma experiência maravilhosa competir em um local com belíssimas paisagens”, disse. Os atletas são do Brasil, Portugal, Espanha, Itália, França, Alemanha, Suíça, República Tcheca, Nova Zelândia, EUA e Canadá.
Somente este ano, a Secretaria do Turismo (Setur) e Bahiatursa, investiram R$1.850.000,00 no segmento de esporte. ”Sabemos que o esporte atrai um público fiel, capaz de incrementar o turismo da região. Começamos com a Stock Car, que continua em Salvador por mais 3 anos e vamos investir ainda mais até a Copa do Mundo”, explicou Emília. Eventos deste porte são capazes de atrair cerca de 8 mil turistas e dar grande visibilidade ao destino em períodos de baixa estação, quando a hotelaria amarga prejuízos com a queda na ocupação.
Competições de automobilismo, moto, canoagem, golfe, surf e regatas são as maiores beneficiadas do setor. De 26 a 28 de novembro outra grande prova, o Desafio Internacional SuperMoto, organizado pelo campeão Alex Barros, será realizada no Kartódromo de Lauro de Freitas, município vizinho a Salvador. Ao longo deste ano, a Setur e a Bahiatursa apoiaram grandes torneios como o Bahia Bodyboarding Show, Canoagem em Paulo Afonso e o Surf Eco Festival.
As regatas também estão na lista de prioridades. De acordo com dados da Setur, a Bahia receberá nos próximos anos cerca de U$90 milhões do Governo Federal para obras de infraestrutura na Baía de Todos os Santos, implantação de atracadouros, marinas e estradas.