- Viajar é Simples - https://viajaresimples.com.br -

TV Brasil apresenta documentário com histórias de mulheres viajantes

O programa Caminhos da Reportagem da TV Brasil do próximo domingo (21/03) apresenta o documentário “Vai Sozinha?”. Dirigido pela jornalista Pollyane Marques, ele mostra histórias de mulheres que expandiram seus horizontes através das viagens.

“Eu estava mais preocupada em ler livros e viajava através da literatura. Em algum momento, percebi que conheceria melhor os livros que eu lia se fosse ver os lugares onde eles tinham sido escritos, onde as histórias se passavam. Foi mais ou menos o que fui fazer na Transiberiana com a Olívia com dois anos de idade”, conta a professora Gabriela Antunes.  Ela fez o percurso de 41 dias pela Rússia sozinha com sua filha.

O documentário também mostra a história da assistente social Jô Feitosa. A cearense de 62 anos decidiu ganhar o mundo após criar os filhos e se dedicar ao trabalho no sistema penal do Ceará. Hoje, conta com 47 países visitados.

A cearense Jô Feitosa aproveita a aposentadoria para viajar – Crédito: Divulgação

Já o motivo de Beatriz Caixeta, mulher negra e gorda, de começar a viajar foi a morte do pai e a vivência dela também é abordada no documentário. Os espectadores também poderão conhecer o casal Fernanda e Noelma, que está construindo seu próprio motorhome para uma viagem de Ushuaia ao Alasca.

Histórias como as de Ana Flávia que já percorreu 86 países e atravessou o Saara em cima de um trem de carga e de Mellina que viaja acompanhada de Hilary, sua cão-guia, também farão parte desse documentário de mulheres viajantes.

E, além de mulheres que viajam, tem as que levam outras para viajar, é o caso de Nathaly que abriu focada em atender mulheres e conta a razão de ter começado o negócio.

Ana Flávia atravessou o Saara em cima de um trem de carga – Crédito: Divulgação

Para completar, a historiadora Thaís Carneiro lembra no “Vai sozinha?” que hoje comprar uma passagem e sair por aí é algo normal, mas que nem sempre foi assim. “A gente não para pra pensar que isso não é natural, que isso é uma conquista, que foi uma conquista de movimento popular, que foi o movimento feminista. No Brasil a gente só teve acesso à viagem sem autorização do marido, do pai, na década de 60, em 1963”, pondera.

Mellina Reis viaja acompanhada de Hilary, sua cão-guia – Crédito: Divulgação

A psicóloga e pesquisadora da USP, Mariana Afonso, por sua vez, reitera como esse movimento das mulheres buscarem mais espaço também viajando é reforçado pela conexão que acabam fazendo com elas mesmas, num espaço com menos julgamentos e menos tarefas designadas a elas.

O Caminhos da Reportagem “Vai Sozinha?” irá ao ar neste domingo, 21/03, às 20h00, na TV Brasil. Para assistir no YouTube também, basta acessar o este link.