Visa lança programa para facilitar pagamentos em transportes públicos

por: Redação
19 de dezembro 2017

A Visa lançou na semana passada, em Londres, o novo programa Soluções Globais para Transporte Visa, criado para acelerar o uso de contas de débito, crédito e pré-pagas em catracas, portões de acesso de passageiros e leitoras instaladas em ônibus, a fim de oferecer mais rapidez e uma experiência mais conveniente a usuários de transporte público mundo afora.

“A Visa é a melhor maneira de pagar e de receber pagamentos em qualquer lugar, com qualquer dispositivo. Queremos facilitar a experiência de transporte e torná-la mais rápida e segura, não importa se a pessoa está viajando de carro ou avião, se está de férias, ou simplesmente usando o transporte público para ir trabalhar”, diz Michael Lemberger, diretor de Produtos da Visa, Europa. “A Visa teve um papel importante ao associar-se à Transport for London (TfL). Estamos aplicando o conhecimento especializado que já gerou mais de um bilhão de viagens pagas com produtos contactless Visa na TfL para ajudar operadores de meios de transporte público do mundo todo a eliminar o uso de dinheiro em espécie e passes de papel em ônibus e trens, e a adotar os pagamentos contactless“.

“Trabalhamos ininterruptamente para tornar o transporte público em Londres mais fácil para todos, e o desenvolvimento de pagamentos contactless para passagens tem sido uma parte substancial de nosso trabalho”, disse Shashi Verma, diretor de Tecnologia da TfL. “Atualmente, mais de 40% das passagens adquiridas pelo usuário ao embarcar em um meio de transporte são pagas com cartões contactless ou dispositivos móveis, e nosso sistema já recebeu pagamentos com cartões de mais de 100 países. Foram necessárias muitas mudanças na indústria de pagamento até chegarmos a este ponto, incluindo a criação de novas regras. Sem nossa estreita parceria, não teríamos visto os enormes benefícios do uso de pagamentos contactless na compra de passagens para os usuários em Londres”.

O novo programa de soluções de pagamento da Visa para meios de transporte público permite que operadores do setor e provedores de tecnologia de qualquer porte adicionem a opção de pagamento contactless nos pontos de acesso de passageiros.

O programa global consiste em:

– Consultoria: a equipe de Soluções Globais para Meios de Transporte da Visa é composta por um grupo baseado em Londres e especialistas regionais exclusivos espalhados pelo mundo, que darão apoio às implementações de pagamento contactless oferecendo assessoria e suporte. Somados, os anos de experiência de toda a equipe trabalhando diretamente com operadores de meios de transporte coletivo e setores relacionados ultrapassam 50 anos;

– Estruturas de trabalho: a Visa criou o Modelo de Transação de Transporte de Massa (Mass Transit Transaction Model), um modelo de back-office para gerenciar pagamentos contactless, qualquer que seja o porte e a estrutura tarifária do operador. O modelo da Visa contempla uma variedade de tarifas, como tarifas fixas, tarifas baseadas em distância e tempo e tarifas multimodais, além de características como limites máximos, concessões e reembolsos por atraso;

– Ferramentas e padrões: a expansão do programa Visa Ready para incluir as tecnologias de pagamento disponíveis aos operadores de meios de transporte coletivo é uma parte importante do programa Soluções Globais para Transporte Visa. O Visa Ready para Transporte permite que as empresas de tecnologia obtenham sua certificação Visa Ready, e dá aos operadores de transporte público a tranquilidade de saber que a solução tecnológica que eles escolheram atende os altos padrões de segurança da Visa. A Worldline e a Vix Technology são as primeiras participantes do programa Visa Ready para Transporte e ajudarão a oferecer novas soluções de pagamento contactless abertas a operadores de transporte do mundo todo;

– O futuro do transporte: pensando na experiência do consumidor do início ao fim, a Visa transformou seu Centro de Inovação em Londres no epicentro natural para o futuro das opções comerciais para o setor de transporte, incluindo carros, aviões e meios de transporte coletivo. A equipe da Visa colaborará com operadores de transporte público, empresas de tecnologia, fintechs e outras entidades a fim de examinar todos os aspectos do trajeto do consumidor e participar da cocriação de novas experiências de viagem.

Segundo um relatório recente da Visa, os pagamentos digitais podem reduzir significativamente os custos associados aos sistemas de transporte e pedágio mantidos pelos governos municipais. O estudo revelou que, a cada dólar físico que arrecadam, as agências responsáveis têm um gasto aproximado de 14,5 centavos/dia, contra apenas 4,2 centavos/dia por dólar digital.

Nos próximos meses, o programa Soluções Globais para Transporte Visa será expandido para incluir novas capacidades, como controle de fraude e gestão de back-office, além de programas de fidelização e marketing destinados a otimizar a experiência do usuário.

Até o momento, a equipe de Soluções Globais para Transporte Visa já implantou mais de dez soluções na Europa e está trabalhando em projetos para oferecer mais conveniência aos usuários de transporte público na Ásia, América do Norte e Europa. A aceitação de pagamentos contactless aumentou significativamente em todo o mundo nos últimos anos, principalmente na Europa, onde mais de 40% das transações Visa realizadas presencialmente são contactless. (fonte: Visa Europe Processed Data, junho de 2017).

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários