WWF-Brasil comemora Dia do Pantanal com lançamento de gibi inédito do Chico Bento

por:
8 de novembro 2017

A data de 12 de novembro é considerada Dia do Pantanal. Para comemorar, a WWF-Brasil, que atua na região há quase 20 anos, organiza uma série de ações. O órgão preparou uma manhã especial com palestras, músicas e comidas pantaneiras hoje (08/11/17) no Teatro Unibes Cultural em São Paulo, para aproximar o Pantanal do paulistano. Na ocasião, foi lançado o gibi inédito “Chico Bento vai ao Pantanal”.

O personagem Chico Bento já é embaixador de proteção das nascentes do Pantanal desde 2014. Mônica Sousa, diretora executiva da Maurício de Sousa Produções, esteve presente no lançamento. Nos quadrinhos, Chico Bento vai ao Pantanal e mostra a importância da preservação das cabeceiras, onde nascem as águas que alimentam o ciclo hidrológico do bioma e que está em alto risco. “Acreditamos que as crianças estão bem ´antenadas´ e acabam disseminando essa cultura da preservação da natureza em suas famílias”, explicou Mônica.

O gibi começa a ser distribuído no Parque da Mônica, localizado em São Paulo, a partir de amanhã (09/11/17). Serão 5000 exemplares. A WWF-Brasil será responsável pela entrega dele nas escolas públicas de todo o país, as primeiras a receber será as do Estado do Mato Grosso, onde fica parte do Pantanal.

O preço do desmatamento

De acordo com dados informados por Júlio César Sampaio, coordenador do Programa Cerrado Pantanal da WWW-Brasil, o Pantanal conserva 83% de sua cobertura natural, mas a área de nascentes, que alimentam a região, tem apenas 46% da cobertura original. Todo esse desmatamento tem um custo e foi calculado que a região perde mais de R$ 24 mil por hectare ao ano (dados de André Steffens Moraes) por conta dele.

A WWF-Brasil aproveita o Dia do Pantanal para chamar a atenção para esses dados e problemas da região, além de destacar as riquezas da maior planície alagada do planeta, como suas 263 espécies de peixes, 122 de mamíferos, 93 de répteis, 656 de aves e 1.032 de borboletas.

Mais informações, acesse o site: www.wwf.org.br

Sylvia Barreto
 

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários