Copa e da Avianca voam para Quito, capital do país - Crédito: Ministério do Turismo do Equador

Como chegar ao Equador atualmente?

por: Sylvia Barreto
21 de novembro 2022

Com a pandemia, o Brasil perdeu os voos diretos que tinha para o Equador. Existe a expectativa que algumas rotas sejam retomadas em 2023. Mas, enquanto isso não acontece, como chegar ao país que, apesar de próximo, não faz fronteira com o Brasil? Existem duas companhias aéreas que facilitam a conexão aérea: Copa Airlines e Avianca.

Copa Airlines: via Panamá
No Brasil, a Copa Airlines atende seis cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Manaus e Porto Alegre. Os voos vão desses destinos brasileiros para a Cidade do Panamá. E, da capital panamenha, existem 27 frequências semanais para Quito e 40 para Guayaquil. Ou seja, o passageiro pode embarcar em diversos destinos brasileiros e fazer conexão no Panamá para duas cidades equatorianas.

De São Paulo, a Copa Airlines opera com o modelo de aeronave mais prestigiado da frota: Boeing 737-9 Max. Um dos seus diferenciais em relação a outros aviões da companhia é que ele tem a classe executiva Dreams, com poltronas que viram camas, e classe Premium Economy, que não está disponível em aviões menores.

Atualmente, a Copa Airlines voa de seis destinos brasileiros para o Panamá – Crédito: Sylvia Barreto

Dois destinos em um: as conexões no Panamá costumam ser rápidas, mas o passageiro também pode optar por ficar alguns dias no país. No momento da compra de passagem da Copa Airlines, o cliente pode optar por ficar até sete dias no destino na ida ou na volta sem custo adicional na passagem, essa prática se chama stopover, quando você aproveita sua conexão para ficar alguns dias e a companhia não te cobra nada por isso.

Sendo assim, na sua viagem para o Equador, ainda pode optar por ficar uns dias no Panamá e conhecer dois países em uma viagem só. Não cobra nada mesmo? A companhia aérea não, porém, como todo aeroporto cobra impostos, há um custo adicional na passagem ao redor de US$ 50 referentes às taxas do Panamá.

Avianca: via Bogotá e sem passaporte
Outra boa opção para chegar ao Equador voando saindo do Brasil é a Avianca via Bogotá. São três voos diários de São Paulo e um do Rio de Janeiro para a capital colombiana.
De Bogotá, a Avianca voa para Quito quatro vezes por dia e três para Guayaquil. Além disso, a companhia tem voos internos no Equador. De Quito, há frequências para Guayaquil, Cuenca, Manta e a Ilha de Balta no arquipélago de Galápagos. De Guayaquil, existem voos para duas ilhas de Galápagos: San Cristóbal e Baltra.

A Avianca é a melhor opção para quem quer conhecer Galápagos – Crédito: Ministério do Turismo do Equador

Se você é daqueles que sonha conhecer o arquipélago de Galápagos, atualmente, a Avianca é a melhor opção. E, tudo isso, voando apenas com RG. Isso mesmo, se você não tem passaporte, pode usar o RG mesmo. Tanto a Colômbia, local das conexões, como o Equador, fazem parte de um acordo que começou com os países de Mercosul e, depois, foi estendido para outros da América do Sul, como os dois em questão, de livre circulação.
Se você optar por viajar apenas com o RG, saiba que ele precisa estar em bom estado e, de preferência, com menos de 10 anos. Nestes casos, você costuma receber um papel de admissão na entrada dos países e deve mantê-lo até a volta para casa. A CNH não é válida para a entrada nos países vizinhos, precisa ser RG mesmo. Porém, ter um passaporte sempre é mais seguro e o carimbo fica lá, não precisa se preocupar com papéis adicionais.

 

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários