O guia Michelin irá além de Istambul em 2023 na Turquia. O famoso guia gastronômico anunciou a inclusão das cidades de Esmirna e Brodrum e irá anunciar os restaurantes em evento oficial no dia 09 de novembro.
O Guia Michelin Istambul, lançado em 2022, demonstra o potencial gastronômico e a diversidade culinária da Turquia, com 53 restaurantes recomendados, sendo cinco com estrelas Michelin (um restaurante com duas estrelas e quatro restaurantes com uma estrela), uma indicação Michelin Green Star e 10 Bib Gourmands. No próximo mês de novembro também será anunciada a segunda seleção de restaurantes do guia na cidade.
Altamente enraizada nas tradições culinárias turcas do Egeu e do Mediterrâneo e no terroir local, Esmirna e seus arredores, incluindo o distrito de Urla na rota do vinho, oferecem muitas possibilidades em sua culinária. De restaurantes gastronômicos e modernos a cafeterias inovadoras, passando por restaurantes tradicionais e populares, Esmirna conta com uma diversidade culinária riquíssima. Muitas vezes dirigidos por jovens chefs locais, vários restaurantes oferecem sabores do Egeu como peixe fresco e mezzes, que são os aperitivos turcos.
Bodrum, um dos destinos turísticos turcos mais famosos do país, localizado na cidade de Muğla, apresenta uma mistura de restaurantes turcos que celebram os sabores autênticos e do mar, além de locais que oferecem cozinha internacional, sendo a asiática e a italiana as mais populares, formando uma cena gastronômica interessante. Aqui, os resorts de luxo concentram-se nas experiências gastronômicas mais requintadas e criativas.
“Ao adicionar esses dois novos destinos ao Guia Michelin, esperamos sinceramente espalhar mundialmente a mensagem de que a Turquia é um destino gastronômico imperdível”, declara Gwendal Poullennec, diretor internacional do Guia Michelin. Como em todos os destinos, será destacada a cena culinária de Esmirna e Bodrum e recomendados os melhores restaurantes com base na metodologia histórica e universal do Guia Michelin.
Implantada por sua equipe de inspetores anônimos e independentes, todos ex-profissionais da indústria e hoje funcionários em tempo integral do Grupo Michelin, a metodologia foca apenas na qualidade dos alimentos propostos, avaliados segundo cinco critérios:
– a qualidade dos ingredientes;
– o domínio das técnicas de cozimento;
– a harmonia dos sabores;
– a personalidade do chef através da cozinha;
– a consistência ao longo do tempo e em todo o menu.