Por sua localização, Bodrum tem muitos restaurantes que celebram os sabores do mar com maestria - Crédito: Go Türkiye

Guia Michelin inclui restaurantes das cidades turcas de Esmirna e Bodrum

por: Redação
25 de julho 2023

O guia Michelin irá além de Istambul em 2023 na Turquia. O famoso guia gastronômico anunciou a inclusão das cidades de Esmirna e Brodrum e irá anunciar os restaurantes em evento oficial no dia 09 de novembro.

O Guia Michelin Istambul, lançado em 2022, demonstra o potencial gastronômico e a diversidade culinária da Turquia, com 53 restaurantes recomendados, sendo cinco com estrelas Michelin (um restaurante com duas estrelas e quatro restaurantes com uma estrela), uma indicação Michelin Green Star e 10 Bib Gourmands. No próximo mês de novembro também será anunciada a segunda seleção de restaurantes do guia na cidade.

Altamente enraizada nas tradições culinárias turcas do Egeu e do Mediterrâneo e no terroir local, Esmirna e seus arredores, incluindo o distrito de Urla na rota do vinho, oferecem muitas possibilidades em sua culinária. De restaurantes gastronômicos e modernos a cafeterias inovadoras, passando por restaurantes tradicionais e populares, Esmirna conta com uma diversidade culinária riquíssima. Muitas vezes dirigidos por jovens chefs locais, vários restaurantes oferecem sabores do Egeu como peixe fresco e mezzes, que são os aperitivos turcos.

Muitos restaurantes de Esmirna são dirigidos por jovens chefs locais – Crédito: Go Türkiye

Bodrum, um dos destinos turísticos turcos mais famosos do país, localizado na cidade de Muğla, apresenta uma mistura de restaurantes turcos que celebram os sabores autênticos e do mar, além de locais que oferecem cozinha internacional, sendo a asiática e a italiana as mais populares, formando uma cena gastronômica interessante. Aqui, os resorts de luxo concentram-se nas experiências gastronômicas mais requintadas e criativas.

“Ao adicionar esses dois novos destinos ao Guia Michelin, esperamos sinceramente espalhar mundialmente a mensagem de que a Turquia é um destino gastronômico imperdível”, declara Gwendal Poullennec, diretor internacional do Guia Michelin. Como em todos os destinos, será destacada a cena culinária de Esmirna e Bodrum e recomendados os melhores restaurantes com base na metodologia histórica e universal do Guia Michelin.

O Guia Michellin irá divulgar a seleção de restaurantes dia 09 de novembro – Crédito: Go Türkiye

Implantada por sua equipe de inspetores anônimos e independentes, todos ex-profissionais da indústria e hoje funcionários em tempo integral do Grupo Michelin, a metodologia foca apenas na qualidade dos alimentos propostos, avaliados segundo cinco critérios:

– a qualidade dos ingredientes;

– o domínio das técnicas de cozimento;

– a harmonia dos sabores;

– a personalidade do chef através da cozinha;

– a consistência ao longo do tempo e em todo o menu.

 

 

Tags: Bodrum , Istambul , Turquia , Esmirna ,

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários