Hospitalidade não tem tamanho, ou não deveria. Ser bem recebida é o que espero quando estou um bom hotel. Acho que você também. Isso envolve ter uma toalha de tamanho apropriado para o meu corpo. Roupão é oferecido no quarto? Deveria servir para todos os hóspedes. Infelizmente, não é o que acontece na maioria deles.
Se você ainda não me viu, saiba uma coisa: eu sou gorda. Não deixo de fazer nada por isso, seja uma trilha, um esporte de aventura ou viajar. Só que nem sempre os equipamentos turísticos estão adequados para corpos do tamanho do meu ou maiores.
Nos hotéis, o maior problema é nos quartos: toalhas e roupões pequenos, além de box do chuveiro e espaço do vaso sanitário apertados. Um roupão de hotel nunca serviu no meu marido, que é mais alto do que eu e tem os ombros mais largos.
Há algum tempo, mandei um projeto para o grupo Accor. É um dos maiores de hospitalidade do mundo. Era com mais três amigas jornalistas e cada uma ia abordar um aspecto de diferentes hotéis. A minha parte era mostrar se o hotel era adequado para pessoas gordas.
Rejeitaram o projeto como estava e a SVP de Sustentabilidade e Comunicação da Accor Américas para as marcas Premium, Midscale & Economy, Antonietta Varlese, pediu que eu fizesse algo focado apenas nas pessoas gordas para que o grupo pudesse passar a receber melhor esses clientes e combatesse a gordofobia no turismo.
São muitos os problemas, começando por assentos estreitos nos aviões, cadeirinhas de parques de diversão pequenas, helicóptero que cobra mais caro para quem passa de “x” quilos, tirolesa apenas para quem pesa até 100 quilos e por aí vai. Nos hotéis, os problemas que citei acima nos quartos e ainda tem as áreas comuns, muitas vezes com cadeiras e poltronas estreitas e pouco resistentes.
Essas falhas não atingem só as pessoas gordas, mas as altas e quem é apenas pesado. Por exemplo, um homem de 1,90 pesa facilmente mais de cem quilos e não é gordo. Pronto, ele já não consegue fazer várias coisas em viagens e sofre na classe econômica dos aviões.
No meu projeto ofereci visitar um hotel que o grupo Accor escolhesse e apontar o que poderia mudar, e não só nele, mas daqui para frente em todos os hotéis. Além disso, me comprometi a dar palestras para os funcionários do grupo para que eles soubessem como atender melhor pessoas com corpos diversos.
Projeto aprovado, o Pullman São Paulo Ibirapuera foi o qual se prontificou a participar. Aliás, eu sou fã da marca Pullman. É inovadora, fashion, tanto é que pegou para si esse desafio.
Rodrigo, meu marido, e eu nos hospedamos no Pullman São Paulo Ibirapuera. No geral, as áreas comuns têm assentos diversos e confortáveis, não encontramos problemas. No quarto, aconteceu o esperado: toalhas e roupões pequenos para nossos corpos. Na acomodação também deixam chinelos, tamanhos 38 ou 40. Rodrigo calça 44.
Eu entendo, a hotelaria tenta padronizar para atender melhor o maior número de pessoas. Mas, num mundo tão diverso, existe um padrão? Será que apostar no padrão não está deixando mais pessoas descontentes do que satisfeitas? A Accor entendeu isso e apostou no projeto.
O hotel comprou enxoval plus size e, depois de me hospedar, posso dizer que os tamanhos são mesmo grandes. Serviu em mim e, pela primeira vez, Rodrigo ficou hospedado em um hotel com roupão que servia para ele. O chinelo? Agora tem 44.
O que eu sempre indico é que o hotel tenha uma parte de seu enxoval em tamanhos maiores, assim, os hóspedes que precisam são informados de alguma maneira que podem requisitar. Agora, é assim no Pullman São Paulo Ibirapuera. O primeiro passo de um projeto que está apenas começando.
Hoje, 13 de setembro, a Accor lançou o projeto “Hospitalidade não tem tamanho” em uma coletiva de imprensa. Incluir enxoval plus size no Pullman São Paulo Ibirapuera é apenas o primeiro passo. O grupo hoteleiro também firma seu compromisso de fazer novos hotéis pensando na diversidade de corpos, seja pensando no tamanho das cadeiras ou na largura das portas.
E como eu estou? Feliz com essa vitória, não só por mim, mas por todas as pessoas que se sentirão mais acolhidas daqui para frente. Afinal, hotelaria é arte de receber. Espero que outros grupos hoteleiros e empresas do setor sigam o exemplo da pioneira Accor.
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olá, bom dia... .meu nome é Paulo Henrique e sou do Sebrae SP. Estou organizando um evento voltado somente para o público plus size dia 09/10 e gostaria de falar contigo.... fico no aguardo do seu contato urgente.