As levadas da Madeira foram construídas há mais de 400 anos - Crédito: Divulgação

Antigos canais de irrigação da Ilha da Madeira são candidatos a Patrimônio Mundial da UNESCO

por: Redação
12 de maio 2023

Levadas da Madeira são candidatas a Patrimônio Mundial da Unesco

Os antigos canais de irrigação do destino português foram o bem preferido de uma lista de 19 candidaturas

O que canais de irrigação teriam de especial para serem candidatos ao Patrimônio Mundial da UNESCO? Pois as mais de 200 levadas da Madeira coemçaram a ser construídas há mais de 400 anos e são responsáveis por levarem água da parte norte do destino para a região sul em um caminho de 3.000 quilômetros e se tornaram candidatos oficiais ao título em 2023.

Ao longo dos tempos, as levadas foram reconhecidas como um bem cultural de grande valor, tanto pelo trabalho de engenharia edificado pelo povo madeirense quanto pela importância no transporte de água para consumo, agricultura e produção de energia, além do fato de serem vias de descoberta das belas paisagens madeirenses.

No resumo da avaliação das levadas, a Comissão Nacional da Unesco classificou o bem como um patrimônio cultural raro e notável, “tão excepcional que transcende às fronteiras nacionais e se reveste de caráter inestimável para as gerações atuais e futuras. Assim sendo, a proteção permanente deste patrimônio é da maior importância para toda a humanidade.”

Para mais informações sobre o destino, acesse www.madeiraallyear.com.

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários