Com 331,43 metros de comprimento, o MSC Grandiosa é o maior navio da temporada brasileira 2023/2024 - Crédito: Sylvia Barreto

MSC Grandiosa: maior navio da temporada de cruzeiros começa viagens pelo Brasil

por: Sylvia Barreto
28 de novembro 2023

Era novembro de 2019, o navio MSC Grandiosa era lançado em Hamburgo, Alemanha. A madrinha, como de costume, foi a diva Sophia Loren. O Viajar é Simples participou da inauguração, que é sempre um momento de alegria e essa não foi diferente. Porém, em poucos meses, a pandemia ia começar a assombrar o mundo.

Os planos eram, assim como o navio, grandiosos. O gigante, com capacidade para mais de 6.000 hóspedes, estaria no Brasil na temporada 2020/2021. Da mesma maneira que a pandemia acabou com pelo menos algum projeto pessoal de todos nós, o MSC Grandiosa também não veio ao Brasil porque a temporada, simplesmente, não existiu.

Aqueles que esperavam ansiosos para ter um navio tão majestoso em portos brasileiros tiveram que aguardar mais um pouco. Para quem ama navegar, sabe que não é fácil. Agora, em novembro de 2023, o MSC Grandiosa está onde queríamos vê-lo há muito tempo, no Brasil.

Precisamente, teve seu primeiro embarque para roteiro pelo litoral brasileiro em 26 de novembro, um domingo. Ele segue com saídas do Brasil até fim de março, quando inicia cruzeiro de travessia para Europa.

O MSC Grandiosa foi inaugurado em 2019, na Alemanha – Crédito: Sylvia Barreto

Festa no Brasil para receber o MSC Grandiosa

A MSC Cruzeiros costuma fazer festas em seus navios quando estão pela primeira vez no Brasil. Como MSC Grandiosa não foi diferente. A embarcação recebeu no sábado, 25 de novembro, apenas convidados para celebrar sua vinda.

No teatro La Comédie, com capacidade para 945 pessoas, Adrian Ursilli, diretor geral da MSC no Brasil, e o comandante do MSC Grandiosa, Giuseppe Galano, inauguraram o navio com uma madrinha que ocupou esse posto pela primeira vez.

Em um momento de muita emoção, anunciaram a funcionária Marlene Ribeiro como madrinha. Baiana, ela migrou para São Paulo para buscar uma vida melhor e começou em 1999 na MSC Cruzeiros como copeira, sendo uma das funcionárias mais antigas. Atualmente, atua na limpeza e em serviços administrativos quando necessário.

Adrian Ursilli, diretor geral da MSC no Brasil, na inauguração do MSC Grandiosa no Brasil – Crédito: Sylvia Barreto

A cerimônia no teatro foi seguida de jantar de gala, em ambos os momentos, Marlene foi ovacionada pelos funcionários da MSC, pelos quais parece muito querida. Pela primeira vez, a companhia convidou uma colaboradora que não tem cargo executivo para ser madrinha de uma embarcação no Brasil.

Após o jantar, a promenade com teto de LED se transformou em uma verdadeira pista de dança. A noite no espaço foi comandada pelo DJ e ator André Marques. Quando ele saiu da mesa de som, a celebração continuou na piscina da popa e na quadra coberta, que em muitas noites é transformada em uma verdadeira balada.

Marlene Ribeiro, que trabalha na MSC Cruzeiros desde 1999, é madrinha do MSC Grandiosa no Brasil e corta a fita na inauguração – Crédito: Sylvia Barreto

O DJ André Marques comandou a festa na promenade – Crédito: Sylvia Barreto

Roteiros do MSC Grandiosa no Brasil
O MSC Grandiosa tem roteiros de seis e sete noites pelo Brasil com embarques em Santos (SP) com escalas alternadas em Búzios (RJ), Ilha Grande (RJ), Maceió e Salvador. Outras opções de embarque são Maceió e Salvador, que facilita a viagem para quem está no Nordeste, inclusive com economia de passagem aérea.

As novidades do MSC Grandiosa
O MSC Grandiosa é o primeiro da classe Meraviglia Plus a fazer cruzeiros pelo Brasil. Uma das características mais marcantes dessa classe é ter a promenade fechada com teto de LED. O que é isso? Basicamente, uma rua larga dentro do navio cheia de bares, restaurantes e lojas. No teto, várias imagens podem passar.

Outra novidade para o mercado brasileiro é o Carousel Lounge, um teatro com palco redondo preparado para espetáculos com acrobacias. Originalmente, era uma parceria com o Cirque du Soleil e havia um espetáculo criado especificamente para MSC Cruzeiros. Porém, agora, a parceria terminou e as exibições são criações da própria armadora.

A promessa é que nos roteiros dois espetáculos sejam exibidos, são eles: Strings, que seria um circo voador e Sweet, uma verdadeira imersão no mundo dos doces. Durante minha experiência no MSC Grandiosa, assisti Sweet. Achei as acrobacias bem interessantes e o figurino lindo, porém, um pouco infantil. Claro que adultos podem se divertir, mas as crianças ficam realmente hipnotizadas.

Espetáculo Sweet no Carousel Lounge – Crédito: Sylvia Barreto

As exibições no Carousel Lounge não estão incluídas no pacote. Na temporada brasileira, tem custo de US$ 18 por pessoa e inclui drinques durante o show, que tem duração aproximada de uma hora. As apresentações tradicionais e sem custo adicional da MSC Cruzeiros são feitas no teatro La Comédie.

O MSC Grandiosa também tem jacuzzis maiores que os navios da MSC que já estiveram no Brasil. Principalmente as que ficam no ambiente do mezzanino da Safari Pool, no deck 16. Além disso, elas têm a parede de vidro, oferecendo uma vista privilegiada do exterior.

Um das jacuzzis do deck 16 – Crédito: Sylvia Barreto

Outra novidade no Brasil que chega com o MSC Grandiosa é o restaurante L´Atelier Bistro. É um autêntico bistrô francês com petiscos de charcutaria e queijos, além de clássicos da culinária francesa, como quiche, sopa de cebola, steak tartar e créme brulée.

É possível visitar o restaurante pedindo qualquer prato do menu ou comprando a experiência de preço com algumas opções de entrada, prato principal e sobremesa e o cliente pode escolher uma de cada.

 

Quiche lorraine de entrada no L´Atelier Bistrot – Crédito: Sylvia Barreto

Ainda no tema gastronomia, o restaurante dos hóspedes da experiência Aurea é o Il Campo. Ele fica em uma posição privilegiada: no deck 7, voltado para a promenade. A MSC trabalha com diferentes tipos de experiências que o hóspede pode escolher quando compra um cruzeiro, sendo uma delas a Aurea. Neste caso, o cliente tem alguns benefícios adicionais, como acesso ao spa e a um solarium, além de um restaurante à la carte diferente das experiências Bella e Fantastica.

No quesito bar, dois que ainda não tinha estreado no Brasil são: o pub Master of the Seas e o Horizon Bar, que tem vista para a piscina central. O Master of the Seas é o lugar ideal para provar cervejas de vários lugares do mundo e chopes, fica voltado para a promenade, no deck 7. Já o Horizon Bar está no deck 18 e só pode entrar maiores de 18 anos. Fica perto da área infantil, ou seja, os pais podem ficar lá e estarão perto dos filhos. Tem drinques únicos e paredes de vidro. Outra novidade no Brasil é a Sportplex arena coberta. Além de servir para prática de esportes, ela pode ser usada para eventos e, muitas noites, vira uma verdadeira balada.

Pub Master of the Seas – Crédito: Sylvia Barreto

Para cabines, a estreia no Brasil é a acomodação para viajantes solo. Existem duas opções de cabine desse tipo: a com varanda, que fica na popa do navio e a cama é um sofá durante o dia, e a interna, com cama mesmo, um pouco menor que uma cama de casal comum, mas muito espaço. Ambas as opções são confortáveis e ideais para quem viaja sozinho.

Cabine interna para viajantes sozinhos – Crédito: Sylvia Barreto

O MSC Grandiosa é uma verdadeira cidade navegando. Se quiser saber mais sobre o navio, clique aqui para ver a matéria ou veja o vídeo no YouTube abaixo. Precisa de uma cotação? Nada melhor do que uma agente de viagem para te ajudar, clicando aqui, você será direcionado para uma profissional parceira do Viajar é Simples que poderá te ajudar com sua viagem.

*A repórter viajou a convite da MSC Cruzeiros

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários