A MSc Cruzeiros oferece saídas de Nova York com algumas opções de roteiros - Crédito: Sylvia Barreto

Saiba tudo sobre fazer cruzeiro de Nova York com o navio MSC Meraviglia

por: Sylvia Barreto
18 de setembro 2023

Nova York é a cidade que qualquer turista costuma ver do alto. São diversos arranha-céus com mirantes. O destino sabe fazer isso com maestria e atrações do tipo, novas ou antigas, estão sempre lotadas. Mas, que tal ver a Big Apple de novos ângulos?

Como uma turista que há 20 anos gosta de navegar pelo mundo, aprecio a vista enquanto o navio sai de cada porto, chega ou faz seu percurso.  Um cruzeiro de Nova York era um dos que eu nunca havia feito e, após algumas visitas à cidade, imaginava como seria começar uma jornada no mar saindo da cidade.

Tive a oportunidade de passar por essa experiência embarcando no navio MSC Meraviglia. É a primeira vez que a MSC Cruzeiros deixa por um ano inteiro um navio com saídas de Nova York e com alguns itinerários diferentes. O meu era rumo ao Caribe.

O navio passa em frente à ilha que abriga a Estátua da Liberdade – Crédito: Sylvia Barreto

O embarque acontece no Porto do Brooklyn, a uns 40 minutos do centro de Manhattan. Por si só, a paisagem ali é linda, o navio nem precisa se movimentar para você começar a ver a ter uma vista bonita.

O porto fica em frente à Governors Island, pertinho da Liberty Island, onde está a Estátua da Liberdade, e com Manhattan ao fundo. Era um dia lindo, o sol brilhava e a primeira coisa que eu fiz ao entrar no navio foi subir ao deck 16 e apreciar a vista.

O embarque em cruzeiro em Nova York

Vamos às coisas práticas da vida do viajante? Pois bem, antes de entrar no MSC Meraviglia e ter um vislumbre do que seria a saída do navio, tive que cumprir aquelas coisas básicas e burocráticas para embarcar.

Hospedada em frente ao Grand Central Terminal, a van da MSC pegou o grupo no hotel com uma hora de antecedência do embarque. Ainda mais se for dia de semana, é melhor sair com tempo porque em NYC a gente nunca sabe como estará o trânsito.

Na saída, o skyline de Manhattan – Crédito: Sylvia Barreto

Do aeroporto JFK até o Porto do Brooklyn são quase 40 quilômetros e do La Guardia 30 quilômetros. Eu sugiro sempre que o turista não chegue na cidade no dia do embarque porque atrasos e cancelamentos de voos acontecem e o navio irá sair sem você. Além disso, a MSC Cruzeiros oferece pacotes completos já com hospedagem na cidade antes do embarque, mais para frente falarei disso.

O Porto do Brooklyn é grande e bem estruturado. Logo que o passageiro chega, deixa as bagagens despachadas e parte apenas com as malas de mão para fazer o check-in. Se você tem passaporte brasileiro, a checagem pode demorar um pouco mais. A minha foi rápida dessa vez.

No check-in, o passageiro recebe seu “cruise card” que serve para, basicamente, tudo no navio. Nele está o número da cabine, turno do jantar, restaurante e mesa, além do ID, que é usado para logar no wi-fi. Sempre que for fazer compras e consumir algo, é esse cartão também que será utilizado.

Saída de cruzeiro de Nova York: um sonho realizado

Como mencionado, o Porto do Brooklyn fica em um local com vista privilegiada, antes mesmo do navio sair dali, a paisagem já é linda. A partida aconteceu ainda de dia, pelo menos, na minha saída. É mesmo um lugar perfeito para o seu cruzeiro de Nova York zarpar.

A Estátua da Liberdade, que já era visível, fica ainda mais próxima. Depois, o legal é ir acompanhando a paisagem ao redor de Upper Bay. Um dos pontos mais bonitos é quando o navio vai passar pela ponte suspensa mais longa dos EUA, a Verrazzano-Narrows Bridge.

Essa ponte é responsável pela ligação entre Brooklyn e Staten Island no estreito The Narrows. Recebe esse nome em homenagem ao italiano Giovanni Verrazzano, primeiro europeu a navegar por ali. Com coluna de mais de 200 metros de altura, é por isso que um navio de 65 metros de altura, como o MSC Meraviglia, passa por ela sem nenhum problema.

Passando pela Verrazzano-Narrows Bridge – Crédito: Sylvia Barreto

Depois de passar pela ponte, do lado esquerdo do navio você pode tentar ver Coney Island com seu parque temático, mas é difícil. Do lado direito, New Jersey e dois faróis charmosos no mar.

Depois desse início de viagem tão bonito, é hora de aproveitar o MSC Meraviglia e o roteiro. Uma das opções, que foi a minha, é o itinerário com paradas em Cabo Canaveral, Nassau, nas Bahamas e a ilha privativa da MSC Cruzeiros, a Ocean Cay MSC Marine Reserve.

MSC Meraviglia: faz jus ao nome
Inaugurado em 2017, ele foi o primeiro da classe Meraviglia e é considerado um navio para todas as estações pela MSC Cruzeiros. Isso porque tem uma promenade coberta com teto de LED. Dos seus 315 metros de comprimento, essa promenade pega 90. Ao longo dela, lojas, restaurantes e bares.

O MSC Grandiosa, que estará no Brasil para a temporada 2023/2024, tem suas semelhanças com esse navio. Isso porque o Grandiosa é da classe Meraviglia-plus, ou seja, é uma evolução da classe Meraviglia, sendo que as semelhanças são muitas. A começar pela promenade com teto de led.

Promenade com teto de Led que vira balada à noite – Crédito: Sylvia Barreto

Só para que tenha uma ideia do tamanho do MSC Meraviglia, ele tem 315,83 metros de comprimento, 19 andares e pouco mais de 2.200 cabines. É uma operação gigantesca que pode receber até 5,7 mil hóspedes.

Para entreter tanta gente, é preciso muita diversidade. São quatro piscinas, nove hidromassagens, 11 restaurantes e 20 lounges e bares. Pronto, sem nem mencionar outras áreas do navio, temos aqui entretenimento suficiente para uma semana.

MSC Meraviglia tem mais de 2.200 cabines – Crédito: Sylvia Barreto

Gastronomia no MSC Meraviglia – Vamos aos restaurantes? Todos os hóspedes têm direito a jantar à la carte em um restaurante indicado em seu cruise card sem custo adicional, que pode ser: L’olive Dorée, L’olivo D’oro, Panorama ou Waves. Todos têm o mesmo cardápio, o que irá variar é mesmo o ambiente.

Nas demais refeições, sempre tem um desses à la carte abertos e estão incluídos para todos os hóspedes, basta ir no que está aberto. Outra opção também para todos é Marketplace Buffet, que fica no 15º andar e fica aberto 20 horas por dia. Serve café da manhã, almoço e jantar. Entre as refeições e depois do jantar costuma ter algumas ilhas abertas com comidas mais rápidas disponíveis.

Muçarela de búfala feita a bordo – Crédito: Sylvia Barreto

Alguns fatos que você precisa saber sobre a gastronomia da MSC incluída para todos: a muçarela de búfala é produzida a bordo e costuma estar disponível também no buffet, as pizzas são imperdíveis e os pães idem. Mais de 1.000 receitas são servidas em um cruzeiro de sete noites nos restaurantes incluídos, tem muita variedade.

Mesmo para que não tem pacote de bebidas, encontrará sucos artificiais, café, leite, água e chá disponível sem custo adicional no café da manhã tanto do buffet como à la carte. Água fica disponível no buffet o dia todo.

Buffet tem diversas ilhas e está aberto em todas as refeições – Crédito: Sylvia Barreto

Em um cruzeiro de sete noites, mais de 1.000 receitas são preparadas – Crédito: Sylvia Barreto

Nas saídas de NYC o bacon é como deve ser: sequinho e crocante – Crédito: Sylvia Barreto

Os tipos de pratos servidos mudam um pouco dependendo da região e do público. Como os cruzeiros que saem de NYC atendem também o público dos EUA, há muitos pratos voltados para esse perfil de cliente. Visivelmente, há mais ovos e bacon do que em qualquer outra saída da MSC.

Há, ainda, alguns pães diferentes que são mais atraentes para esse mercado, a bagel é um exemplo, bastante consumida em NYC e que nunca vi em outras saídas. E, como estamos nos EUA, os hambúrgueres parecem mais suculentos. A qualidade da comida em si também parece superior a dos cruzeiros saindo do Brasil e pelo Caribe Sul, talvez por custos ou por exigência do público.

O Hola Tacos e Cantina tem opção de rodízio – Crédito: Sylvia Barreto

De restaurantes de especialidade temos: a churrascaria estilo americano Butcher´s Cut; o restaurante de comidas latinas e espanholas chamado de Hola! Tacos e Cantina; os asiáticos Kaito Sushi Bar e Kaito Teppanyaki e o restaurante especializado em frutos do mar, o Ocean Cay.

O Hola! Tacos e Cantina pode ter os pratos consumidos à la carte ou no esquema de rodízio com preço fechado. Compensa. Além disso, nos outros restaurantes, o hóspede pode optar por pacotes com menu fechado com preço fixo. Nesse tipo, apenas alguns pratos do restaurante estão disponíveis e o cliente pode pedir uma opção de entrada, prato principal e sobremesa.

No Kaito Teppanyaki a experiência é sempre com menu fechado e preço fixo, sendo quatro diferentes, incluindo opção vegetariana e menu kids. Neste restaurante a refeição é um verdadeiro show, os cozinheiros fazem a comida na frente do cliente e tem várias brincadeiras. É bem divertido.

Um dos pratos do Kaito Teppanyaki – Crédito: Sylvia Barreto

No Kaito Teppanyaki a comida é feita em frente aos clientes – Crédito: Sylvia Barreto

Diversão molhada – Agora que você já sabe o que esperar da gastronomia, o que está incluso e o que não está, vamos ao entretenimento? Para curtir as quatro piscinas, aposte nos andares mais altos. A maior piscina do navio, a Atmosphere Pool, cheia de espreguiçadeira se um telão, fica no deck 15, assim como a Bamboo Pool, que conta com teto retrátil. A Horizon Pool, com vista da popa do navio, ideal para ver o rastro que a embarcação deixa no mar, fica no deck 16.

Calma, ainda não acabou, no deck 19 temos a piscina Polar Park, que fica no parque aquático do navio. Ele conta com três toboáguas para crianças e adultos. Não tem custo adicional, mas para usá-los é necessário preencher uma ficha e pegar uma pulseirinha de identificação. Por ali fica também a Himalayan Bridge, uma ponte suspensa com trajeto que é uma verdadeira aventura.

Parque aquático com três toboáguas – Crédito: Sylvia Barreto

Piscina horizon – Crédito: Sylvia Barreto

Crianças no MSC Meraviglia – Viaja com crianças e adolescentes? Então, o deck 18 é para sua família. Existem diferentes áreas para os pequenos de diversas faixas etárias. O Baby Club Chicco, por exemplo, é para os menores de três anos. De três a seis anos o espaço é o Mini Club Lego.

Os maiores, de sete a 11 anos, ficam no Junior Club Lego. Aqueles de 12 a 14 anos ficam no Young Club. Os mais velhos, de 15 a 17, podem aproveitar o Teen Club. Ainda na mesma área ficam o Doremi Studio e Lab, neles, crianças de várias idades podem desenvolver diversas atividades. Todos os espaços contam com monitores.

A MSC Cruzeiros tem parceria com a Lego – Crédito: Sylvia Barreto

Jogos e simuladores – O deck 16 é o lugar da diversão eletrônica. Tem simulador de Fórmula 1, cinema XD com diferentes filmes, simulador de voo, boliche e jogos de fliperama. Todas essas atividades do deck 16 têm custo adicional. O cliente pode optar por pagar uma de cada ou comprar pacotes, os chamados Fun Pass.

Ainda falando de jogos, mas agora os de azar, o Cassino Imperiale fica no deck 7, oferece máquinas caça-níqueis, mesas de jogos e bar com 23 assentos. Ele também tem uma espécie d loteria, os hóspedes podem comprar cartelas com números e os sorteios são diários.

Existem áreas de recreação para as crianças de idades diferentes – Crédito: Sylvia Barreto

Bares e lounges – dentre os 20 bares do navio, alguns são imperdíveis. No deck 18, fica o Sky Lounge, com paredes de vidro, tem uma bela vista para piscina e arredores. No 7º fica o Champagne Bar, com diversos tipos dessa bebida e que não estão disponíveis em todos os bares do navio. O Sports Bar também é emblemático na MSC. Como o nome já diz, o tema é esporte, que está na decoração e nos telões e televisores que passam diversos jogos ao redor do mundo. Dentre as muitas bebidas disponíveis, tem cervejas especiais.

O navio tem 20 bares e lounges – Crédito: Sylvia Barreto

Se você ama doces, precisa passar em dois locais no MSC Meraviglia. Ambos no 6º deck, o Jean-Philippe Chocolat & Café e o Jean-Phillipe Crêpes & Gelato, como podem perceber pelo nome, levam a assinatura do chocolatier Jean-Philippe Maury. Ele costumava ter duas pâtisseries em Las Vegas, incluindo uma no Bellagio, porém, foram fechadas, mas no hotel ficou a maior fonte de chocolate do mundo criada por Maury.

As delícias dele agora só podem ser provadas a bordo dos navios Meraviglia, Grandiosa, Virtuosa e Bellissima. No café é possível montar sua própria barra de chocolate, além dos doces e bebidas deliciosos já prontos que só encontra por lá. Além disso, Maury mantém uma sorveteria e cafeteria em San Diego, na Califórnia, a iDessert.

São nove lojas no MSC Meraviglia – Crédito: Sylvia Barreto

Compras no MSC Meraviglia – O 6º também é ideal para compras. Ele concentra nove lojas dos mais diversos produtos: bolsas, relógios, óculos de sol, roupas, joias, perfumes, cosméticos e maquiagem. Por lá fica, ainda, a loja da MSC na qual todos os artigos têm o logo da companhia. Espere as promoções que são anunciadas todos os dias, as melhores são deixadas para o final do cruzeiro. Comprei duas bases Lâncome pelo preço de uma – e valor dos EUA, não do Brasil – e bolsa Valentino grande que custou em torno de US$ 50.

Simulador no MSC Meraviglia – Crédito: Sylvia Barreto

Teatros – O MSC Meraviglia tem dois teatros. Um deles tem espetáculos noturnos incluídos para todos. São 985 lugares que podem ser acessados dos decks cinco e seis. Geralmente, são dois turnos e o ideal é reservar pelo aplicativo da MSC, o MSC for Me, caso contrário, podem ficar cheios.

Outra opção de teatro, mas essa com custo adicional, é o Carousel Lounge. Com palco circular, os assentos ficam ao redor dele e as exibições costumam ter bastante acrobacias. Ele foi projeto para esse fim. Também é necessário fazer reserva.

Teatro Carousel tem exibições com custo adicional – Crédito: Sylvia Barreto

Relaxe no MSC Meraviglia – Férias são para relaxar, não é mesmo? Então, se você quer elevar ao nível máximo essa experiência, passe umas horas no MSC Aurea Spa. Os clientes podem optar por massagens seja no rosto ou no corpo. Com isso, ganham direito de usar a área termal, que tem saunas, diversos tipos de duchas e hidromassagem. Também é possível comprar apenas o acesso à área termal.

Dica: faça suas reservas de massagem antes de embarcar seja pelo site da MSC Cruzeiros ou com seu agente de viagem. Elas costumam sair mais em conta e você ainda pode parcelar em reais sem juros.

E se você relaxa também fazendo exercícios, o MSC Meraviglia tem uma academia de 570m². Além disso, no deck 16 fica uma pista de caminhada de 320 metros de extensão e a a Sportplex Arena, com opções para jogar basquete, tênis, futebol e vôlei.

Cabine com varanda – Crédito: Sylvia Barreto

 

Cabines – São mais de 2.200 cabines, divididas em categorias diversas. Se quiser preços mais baixos, opte pelas internas ou externas. Quer sentir a brisa do mar da sua cama? Escolha uma cabine com varanda. Pode pagar mais? Existem algumas cabines com varanda e hidromassagem externa, com isso, automaticamente, o hóspede é da Experiência Aurea, que, dentre outros benefícios, oferece acesso a um lounge exclusivo para tomar sol, jantar no horário que escolher e ofertas especiais para massagens.

Banheiro de cabine com varanda – Crédito: Sylvia Barreto

Um tipo de tomada da cabine e entrada USB – Crédito: Sylvia Barreto

Outro tipo de tomada – Crédito: Sylvia Barreto

MSC Yacht Club – Quem quer ainda mais conforto, pode optar pela experiência do MSC Yacht Club, que oferece experiências e espaços exclusivos para seus hóspedes dentro do navio. Existe uma recepção própria, além de um restaurante à la carte específico para os clientes e são quatro tipos de cabines, diferentes do restante do navio em espaço e decoração, e há opção de interna para quem preferir.

hóspede Yacht Club também conta com serviço de mordomo, que é designado logo na sua chegada. O Top Sail Lounge é um espaço com vista panorâmica e com comidinhas o dia todo. Existe, ainda, uma piscina e solário exclusivos para Yacht Club. Nessa área tem mais um restaurante, que também serve refeições, mas no estilo buffet.

Para frequentar o teatro principal, os hóspedes Yacht Club também têm espaço reservado. Além disso, na ilha Ocean Cay Marine Reserve, a ilha da MSC no Caribe, existe um espaço específico na praia para hóspedes Yacht Club. E essa é a única experiência da MSC que inclui bebidas sem a necessidade de comprar um pacote adicional.

Algumas opções de roteiro tem parada na ilha da MSC no Caribe, a Ocean Cay – Crédito: Sylvia Barreto

Os roteiros

O MSC Meraviglia oferece diferentes roteiros de cruzeiro de Nova York. O Viajar é Simples embarcou em um de sete noites com paradas em Porto Canaveral, Flórida e Nassau e Ocean Cay MSC Marine Reserve, nas Bahamas. As outras opções são:

– roteiros tropicais de sete a 11 noites com uma seleção de destinos, incluindo Miami e Porto Canaveral, na Flórida; Nassau e Ocean Cay MSC Marine Reserve, nas Bahamas; Cozumel e Costa Maya, no México;

– Bermudas: roteiros de cinco ou seis noites para King’s Wharf, nas Bermudas, com vários dias no porto para explorar a beleza da ilha;

– Canadá e Nova Inglaterra: itinerários de 10 e 11 noites com escalas em Newport, Boston e Portland, nos EUA, e Saint John, Halifax, Charlottetown e Sydney, no Canadá.

Cruzeiro pelo Caribe saindo de Nova York

Fiz o roteiro de sete noites com as seguintes paradas: Cabo Canavarel, na Flórida; Nassau e Ocean Cay MSC Marine Reserve, nas Bahamas. Companhias de cruzeiros costumam ter suas próprias ilhas privativas na Flórida, e a MSC inaugurou a sua no fim de 2019.

A Ocean Cay MSC Marine Reserve, para mim, é a grande estrela desse roteiro. Se não for com a MSC, o turista não tem como conhecer a ilha, então, a única maneira é com um cruzeiro da companhia. Não apenas o MSC Meraviglia passa por lá, mas a outros navios da MSC com parada na ilha, dependendo do roteiro e de quando vai.

Inaugurada em 2019, a MSC passou anos recuperando essa ilha de 165km². Usada para extração de areia e cheia de lixo, a companhia recuperou o ambiente terrestre e marinho ao redor. Com isso, o local voltou a ser o que foi um dia: um paraíso.

Ocean Cay MSC Marine Reserve – Crédito: Sylvia Barreto

O navio chega bem cedo na ilha no dia dessa parada e os hóspedes são autorizados a descer. Logo na entrada da Ocean Cay tem um mapa e o quiosque para fazer as atividades opcionais, como passeio de jet ski e outros esportes aquáticos com custo adicional. O ideal é que as reservas sejam feitas antes, no navio.

Quem não quiser fazer nenhuma atividade adicional, tem a ilha inteira para aproveitar. São seis praias para todos e mais uma exclusiva para hóspedes Yacht Club. Também tem bares em vários pontos e vale a mesma regra do navio: caso não tenha pacote de bebidas, irá pagar pelo que consumir, se tiver, as bebidas estão incluídas de acordo com seu pacote.

A alimentação também está incluída na ilha. Tem alguns pontos com sanduíches e lanches e restaurante buffet. Também existem alguns itens com consumo adicional. Como o navio está atracado o dia todo, o hóspede também pode subir para almoçar nele.

Banheiros? Não se preocupe, eles estão espalhados pela ilha. Perdeu alguma coisa? Tem um Achados e Perdidos bem ao lado do Welcome Center. É tudo muito prático na Ocean Cay. Além disso, a preocupação ambiental é bem grande, o uso de plástico é quase zero.

Cabanas disponíveis para aluguel – Crédito: Sylvia Barreto

Nas praias o hóspede pode ter ainda mais conforto se alugar uma cabana. Elas estão disponíveis para aluguel para todos os hóspedes e na praia do Yacht Club. Uma vez reservada, podem ser usadas o dia todo.

Uma das praias que eu mais gostei é a Lighthouse Bay, lá tem um farol e um bar. Quando começa a escurecer, é por lá que a magia acontece. Os navios costumam ficar parados na ilha até pouco depois 21h00. Por volta das 20h00, começa uma festa nessa praia e o farol recebe iluminação. Às 21h00 começa o encerramento, e várias imagens são projetadas no farol. Dá para ver da praia ou do navio, do lado direito. Como a minha cabine era desse lado, eu vi de camarote da minha varanda.

O dia na ilha é encerrado com show de luzes no farol – Crédito: Sylvia Barreto

Parada em Cabo Canaveral – Na Flórida, minha parada era em Cabo Canaveral. Pelo menos nessa ocasião, o navio chegava um pouco tarde por lá, no fim da manhã. Então, apesar de ser perto e ter opção de excursão até Orlando, fica um pouco corrido se o desembarque não for bem cedo.

No caso desse desembarque mais tardio, e se você ainda não conhece, a melhor opção é ir ao Kennedy Space Center Visitors Complex. Ele é a casa de vários foguetes e tem atrações como Space Shuttle Atlantis, Journey To Mars: Explorers Wanted e o U.S. Astronaut Hall of Fame. Além disso, é possível ver o local de lançamento de foguetes que até hoje é usado. Aliás, se você der sorte, pode ser que passe por lá em um dia de lançamento e poderá assistir, desde que tenha ingresso especial.

Também existem outras opções de passeios em Cabo Canaveral. Um deles é passar o dia na praia, mas há tours pela região e até excursões específicas de passeios de surf ou caiaque.

Kennedy Space Center é um passeio emblemático em Cabo Canaveral – Crédito: Sylvia Barreto

Parada em Nassau, Bahamas – A capital das Bahamas é um destino que oferece muitas possibilidades de passeio e uma parada famosa para navios de todas as companhias que operam na região.

A maioria dos passeios gira em torno da praia. Muitos são de encontro com animais também. Um que combina praia com tour é o Nassau by Jeep with Lunch, ou seja, passeio de jeep por Nassau com almoço e tem parada na praia. Quem quiser conhecer mais a história de Nassau, que remonta ao século 18, pode optar por um city tour.

Os cruzeiros MSC que vão para o Caribe saindo de NYC têm parada em Nassau, Bahamas – Crédito: Sylvia Barreto

Pacote de cruzeiro de Nova York da com hospedagem na cidade

NYC não é uma cidade que serve só para embarcar no navio. O destino está sempre cheio de novidades, e mesmo que tenha ido muito vezes, é comum que exista um lugar que ainda não visitou ou que acabou de inaugurar. Pensando nisso, a MSC oferece pacote Stay & Cruise. Ele oferece a possibilidade de os hóspedes ficarem até três noites na Big Apple antes do cruzeiro.

Como parte do pacote, os hóspedes podem desfrutar de uma visita guiada por Manhattan e conhecer seus pontos turísticos, antes do embarque no navio. Completando essa extensa oferta, a equipe do hotel está disponível para reservar outras excursões, desde um city tour padrão até uma excursão noturna especial.

A MSC oferece pacote com hospedagem em NYC por até três noites – Crédito: Sylvia Barreto

Pacote que combina cruzeiro e estadia em hotel permite conhecer atrações de NYC – Crédito: Sylvia Barreto

A combinação de itinerários do MSC Meraviglia, que oferece cruzeiros de cinco a 11 noites, foi estrategicamente projetada para aproveitar a flexibilidade geográfica de Nova York, para que os hóspedes possam aproveitar desde o sol do Caribe, seguir para as Bermudas ou navegar para o norte e ver as belezas naturais do Canadá.

Se você se interessou e não vê a hora de fazer essa viagem, pode reservar pelo site da MSC Cruzeiros. Porém, realmente, indico que tenha o apoio de um agente de viagem que vai poder te orientar com todos os pormenores de um cruzeiro. O Viajar é Simples tem uma agente de viagem parceira e para fazer uma cotação, basta clicar aqui.

*A repórter viajou a convite da MSC Cruzeiros

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários