O novo navio MSC World Europa se destaca em qualquer porto, mesmo no suntuoso Grand Cruise Terminal, em Doha, no Qatar, em plena Copa do Mundo. O gigante da MSC Cruzeiros oferece experiências gastronômicas, de lazer e bem-estar.
Para coroar toda sua grandiosidade, o MSC World Europa foi inaugurado poucos dias antes do início da Copa, em Doha, dia 13 de novembro. Da chegada ao porto ao check-in no navio, o design inovador do navio já revela que não é preciso um tour para se encantar, o exterior basta.
E se por fora o MSC World Europa chama atenção, por dentro ele é ainda melhor. Tem estrutura em forma de Y na popa que leva à Promenade, o navio possui 22 andares, 215.863 toneladas brutas, 47 metros de largura, 40 mil m² de espaços públicos e 2.626 cabines. Primeiro navio da Classe World, o gigante abriga 33 restaurantes, bares e lounges.
Há opções de diversão na água por toda a embarcação: são sete piscinas, com destaque para a La Plage, a Botanic Garden Pool e a Zen, e ainda 13 banheiras de hidromassagem localizadas em partes distintas. Escolher a cabine é tarefa fácil, esse navio apresenta, por exemplo, cabines tradicionais, cabines com novas formatações com vista para a promenade ou vista infinita do oceano e uma janela panorâmica deslizante que se transforma em uma balaustrada de vidro quando aberta.
Vigésimo da frota da MSC e o maior navio de cruzeiros movido a Gás Natural Liquefeito (GNL) do mundo, em termos ambientais da frota da companhia, o MSC World Europa está preparado para receber famílias de todos os tamanhos e idades.
E, para começar, o mais importante: em dezembro deste ano, o navio recebe seus primeiros hóspedes e passará sua temporada inaugural na região do Golfo Arábico. Serão itinerários de sete noites partindo de Dubai. O MSC World Europa navegará para Abu Dhabi, Ilha Sir Bani Yas, Dammam, na Arábia Saudita, e Al Ahsa, um Patrimônio Mundial da UNESCO, antes de seguir para a Doha, no Qatar, e retornar a Dubai, com pernoite na cidade.
Partindo de Dubai em 25 de março de 2023, o MSC World Europa seguirá para o Mar Mediterrâneo e oferecerá cruzeiros de sete noites com escala nos portos italianos de Gênova, Nápoles e Messina, bem como Valeta, em Malta, Barcelona, na Espanha, e Marselha, na França.
Se MSC Yacht Club já é conhecido por ser um espaço mais refinado dentro dos navios da MSC Cruzeiros, o do MSC World Europa promete ser o mais luxuoso até agora de acordo com a companhia, isso porque existem mais espaços públicos, áreas externas expandidas e suítes elegantes. A área externa conta com dois andares e há duas novas e espaçosas Owner-Suites, exclusivas dos navios da classe World.
As cabines Owner’s Suites possuem vários ambientes, totalizando mais de 150 m² entre as áreas internas e uma varanda privativa. Essas suítes têm um quarto duplo, com closet e um banheiro completo, incluindo banheira. Esse espaço se conecta a uma sala de jantar separada que, pelo seu design com janelas que vão do chão ao teto, recebe muita luz natural.
Já as suítes Duplex com Varanda Dupla são cabines de dois andares com um andar inteiro dedicado ao relaxamento com área de jantar, lounge e banheiro de hóspedes. Subindo as escadas, o quarto principal tem seu próprio banheiro completo com banheira. Também oferecem duas áreas externas privativas, sendo a área do primeiro andar com uma hidromassagem, área de estar e lounge, e o andar superior para banhos de sol com espreguiçadeiras.
Além de 700 m² de área externa privativa e área de piscina de dois andares, no Yacht Club, os hóspedes têm acesso por meio de cartão-chave ao lounge privativo com bebidas e aperitivos disponíveis durante todo o dia, bem como ao restaurante, aberto para café da manhã, almoço e jantar, com cardápio à la carte de especialidades. Aliás, sobram privilégios no MSC Yacht Club, como partidas e retornos prioritários nos dias de excursão, serviço de mordomo 24 horas e de concierge, acesso gratuito à área termal no MSC Aurea Spa e serviço de fazer e desfazer as malas.
Cores, luzes e um espaço sem igual para passar o tempo no navio descreve a World Promenade. Com 104 metros de comprimento, essa é sem dúvida a área mais impressionante da embarcação ou, porque não dizer, a mais instagramável.
O espaço abriga o The Venom Drop @ The Spiral, mais longo tobogã dos mares com 11 andares de altura. Trata-se do primeiro de seu tipo, e de dentro da atração do MSC Wolrd Europa o hóspede tem a vista do mar nas alturas em alta velocidade enquanto escorrega por suas curvas. Para descer no tobogã é preciso ir até o deck 20 e assim escorregar até o 8, na Promenade.
Conectada à promenade, está a World Galleria, com 2.214 m² e coberta com um teto de LED com imagens inspiradoras, lojas luxuosas e locais para lanchar, apreciar um drinque ou jantar. O Coffee Emporium está inserido nesse cenário, sendo uma cafeteria que oferece diversas seleções de café, com os melhores grãos do mundo, sanduíches lindos e delicadamente expostos numa vitrine. O cliente pode provar um blend exclusivo torrado a bordo e o Lavazza Tierra for Planet, certificado pela Rainforest Alliance Certified.
Entre francês, italiano, turco e marroquino, acompanhados de doces internacionais correspondentes, no Coffee Emporium também é possível escolher modo de preparo do café, um prazer para os apreciadores da bebida. A Lavazza, uma das principais torrefadoras de café do mundo, desenvolveu uma torra exclusiva com assinatura MSC, que pode ser, inclusive, levada para casa. Os hóspedes têm a opção de apreciar os cafés dentro do espaço ou ao ar livre e ficar observando a movimentação da Promenade.
Agora a maior área infantil da frota MSC é no MSC World Europa com 766m². São sete espaços distintos dedicados a diferentes faixas etárias de zero a 17 anos, desenvolvidas em colaboração com a Lego e a Chicco. A Sala Lego Celebration promete surpreender os fãs da marca com espaço que celebra os “90 anos de brincadeira” da Lego.
Nos clubes Juniors, Young & Teens, os hóspedes têm acesso a mais de 21 consoles de última geração, sete estações de realidade virtual e mais de 50 videogames diferentes. Com opções como jogos novos e originais e shows de talentos, distribuídos em locais de alta tecnologia.
O sucesso dessas áreas não é por acaso. Matteo Mancini, gerente de entretenimento infantil da MSC, revelou que foram ouvidos mais de 350 mil jovens que viajaram com a companhia ao longo dos anos. E, por isso, as áreas refletem esses aprendizados e inspirações. Para as crianças de 12 a 17 anos, estão disponíveis as salas Young Club, o Teen Club e o Teens Lab.
Masters of the Sea
No deck 7 do MSC World Europa, o pub estilo britânico Masters of the Sea, apresenta dois andares para aproveitar música ao vivo e bebidas, incluindo um novo bar com uma microcervejaria. Só a bordo do World Europa o hóspede pode degustar três cervejas únicas, que pertencem a linha Oceanic, cervejas artesanais fabricadas a bordo, com água do mar dessalinizada. São elas: uma pilsen, uma amarga e uma de trigo, cada uma com sua própria variedade de sabores.
As cervejas são resultado da parceria entre MSC e Teo Musso, fundador e mestre cervejeiro da italiana Birra Baladin, criou os blends. A MSC escolheu Musso como parceiro porque o profissional entende as complexidades da fabricação de cerveja em condições inusitadas e conhece a visão e a filosofia da marca.
Saboreando o mundo
Os restaurantes principais do navio, disponíveis a todos os hóspedes são o Bubbles, La Foglia, Esagono, Hexagon Il Mercato Buffet e La Brasserie Buffet. No Il Mercato Buffet são servidas delícias de muitos destinos, mas não faltam os tradicionais pães, porções frutas, bolos, ovos e bacon.
É possível viajar por vários destinos do mundo a bordo do MSC World Europa. Pratos preparados com ingredientes frescos e sazonais estão no restaurante Chef’s Garden Kitchen’s, cujo cardápio é composto por ceviche de vieiras, couve-rábano em conserva, couve de bruxelas, mirtilos, toranja ou, para o prato principal, caudas de lagostim grelhadas, cenouras, limão, caldo infundido, finalizando com uma sobremesa de merengue, espinheiro marítimo, chocolate branco e verbena.
O cardápio do Chef’s Garden Kitchen’s foi criado pelo chef com estrela Michelin, Niklas Ekstedt, que preza pelos melhores ingredientes naturais. O chef sueco combina a culinária nórdica tradicional e técnicas de preservação com combinações criativas de ingredientes sazonais frescos. Ekstedt colaborou com a MSC Cruzeiros para desenvolver o cardápio para o novo restaurante, que conta com o primeiro jardim hidropônico dos mares, e ofertando ingredientes para acentuar os sabores, texturas e cores dos pratos.
Decoração em tons de azul e uma fachada que chama a atenção na Promenade, o La Pescaderia oferece uma seleção de frutos do mar frescos apresentados em um ambiente ao estilo de um mercado, ideal para refeições casuais. Os hóspedes podem escolher seu peixe inteiro ou opções para viagem. O restaurante prepara frutos do mar tradicionais, complementados com uma variedade de petiscos ao estilo mediterrâneo. Há, ainda, mesas ao ar livre, com vista para a promenade.
O Luna Park Pizza & Burger é um bufê casual, com ambiente iluminado e elementos de design criativos para todas as idades. A experiência interativa inclui jogos em família e um menu divertido com pratos americanos clássicos de coney dogs e pretzels salgados a funnel cake.
Os amantes de chá vão adorar o Raj Polo Tea House. O local exalta um costume da Índia da virada do século passado. Lá, o chá indiano e inglês convergem em um ambiente tropical relaxante e os hóspedes podem provar o autêntico café da manhã inglês ou a tradicional hora do chá da tarde. Na seleção do Raj Polo Tea House estão: chá frio e gelado, coquetéis com infusão de chá e digestivos de chá com saborosos acompanhamentos.
E entre os 20 bares e lounges, três do deck 8 são imperdíveis. O Elixir – Mixology Bar é o primeiro, servindo coquetéis frescos, feitos por mixologistas especializados, criando drinques artesanais com os deliciosos Fever Tree. Este espaço, também oferece um terraço ao ar livre ideal para desfrutar os drinks.
O segundo, o Fizz – Champagne Bar, é um lounge para os hóspedes degustarem uma taça de champanhe. E o terceiro, o The Gin Project, oferece mais de 70 opções de gins artesanais, coquetéis clássicos preparados por gin-tenders e uma coqueteleira vintage Crawley para hóspedes testarem suas habilidades ao agitar seus próprios coquetéis.
Entretenimento a bordo
Entretenimento funcionando do dia até à noite não faltam, a começar pelo Luna Park Arena, espaço com 300 lugares onde são apresentados filmes, game shows, atividades infantis e diferentes festas temáticas. Durante o dia, atividades para todas as idades acontecem no local, incluindo o novo VR Drone Academy, a Digital Dance Academy e o Doremi Wake Up Rave.
À noite, o multifincional Luna Park Arena apresenta shows interativos como o musical Symphonic Ibiza e o Supershow, uma festa K-Pop que convida os hóspedes a se deixarem levar pelo ritmo enquanto aprendem a cantar e dançar grandes sucessos musicais, com dançarinos de street dance em cena, bem como acrobatas, bailarinos e cantores.
No mesmo mood dos outros espaços elegantes, o World Theatre, com 1.153 lugares, conta com produções originais todas as noites do cruzeiro sobre temas como viagens, mar e sustentabilidade, usando recursos emocionantes, artistas, animações visuais de LED, cenário, adereços e 350 figurinos feitos sob medida.
Entre os espetáculos do World Theatre estão Eko, com figurinos feitos de material reciclado, Amelia Earhart, um show original com acrobacias, A Night on Broadway, com músicas de espetáculos teatrais conhecidos do público, e Yellow Submarine, com apresentação de um circo e elementos mágicos baseados nas músicas dos Beatles.
No Panorama Lounge, localizado na popa do navio, as experiências oferecidas são musicais, com telas mostrando o tema da noite. Durante o dia, as telas interativas projetam os desenhos no chão e, à noite, os hóspedes podem desfrutar de quatro experiências musicais imersivas de 90 minutos, com estilos de dança de todo o mundo ao longo das décadas, incluindo samba, tango, valsa, discoteca e lindy hop.
Com apresentações ao vivo de bailarinos, cantores, trapezistas e acrobatas, cada experiência visa destacar temas diferentes, como Let’s Get Loud, Despacito e Bailamos, ou uma voltinha ao passado com clássicos como Ultimate Disco, Boogie Wonderland e Turn the Beat Around. Depois das apresentações, o espaço se transforma numa discoteca.
MSC Aurea Spa
Embarcar num cruzeiro desses não vai distanciar os hóspedes de seus cuidados com saúde e beleza. Pelo contrário, a área dedicada a esse quesito ocupa uma área de 1.266m² do deck 20. O sofisticado MSC Aurea Spa do MSC World Europa tem espaços para realizar desde corte de cabelos, no Hair Salon, passando por cuidados com as unhas e uma seleção de produtos no Spa Boutique, até serviços de bem-estar e relaxamento, como massagens faciais e corporais ou utilização da área Thermal.
São dezenas de serviços no menu, com valores diversos. Para se ter uma ideia, o valor da Lava Stone Massage, com 50 minutos de duração, é de 149 euros, da Teen Relaxation Massage com 50 minutos, 99 euros e, a Bamboo Massage tem 50 minutos e custa 159 euros. Esses valores foram verificados na primeira quinzena de novembro e podem sofre alterações.
Para usar a Thermal Area, o hóspede tem algumas opções, como pagar 70 euros pelo Day Pass, Couples Day Passa por 105 euros, ou o Cruise Pass, consultando a recepção do espaço. Na área Thermal tem sauna finlandesa, sala de relaxamento, sala de neve e hidromassagem.
Na mesma área está a MSC Gym Powered by Technogym, uma academia de ginástica perfeita para o hóspede dar continuidade a sua rotina de treinamento. Supermoderna, a academia do navio possui esteiras e vários equipamentos para exercícios. E se preferir, o hóspede pode contratar o serviço de personal training, a sessão custa a partir de 69 euros.
Let´s play
O show 3,2,1 Knock é um game para toda a família inspirado nos desafios de entretenimento asiático, como K-pop, jogos japoneses e testes que irão deixar o público sem fôlego. O Beat the music, um game show interativo e digital, atende a todas as idades. Pela primeira vez num navio da MSC Cruzeiros, os hóspedes podem participar por meio de um aplicativo de uma batalha onde pais trabalham para identificar as músicas mais recentes que seus filhos estão ouvindo, enquanto as crianças trabalham para nomear os clássicos que seus pais mais amam.
Outros jogos são o Z Active, um novo programa esportivo para crianças e adolescentes, incluindo futebol, basquete, zorb ball e, pela primeira vez a bordo, pickleball e hoverboards. O Drone Academy 2.0, uma corrida de alta tecnologia e energia, o revezamento de drones ganha vida à noite graças aos efeitos das luzes fluorescentes e dos drones brilhantes. Novas câmeras POV e VR dão vida à experiência enquanto navegam em 15 obstáculos no menor tempo possível.
A Cabin 12006 é uma experiência de entretenimento ao vivo, com sete atividades diferentes, incluindo um game show em família e uma sessão de audição com performances. E, por fim, o Dance Crew, jogo desenvolvido em parceria com a Fremantle, a produtora dos programas de talentos de sucesso global da TV, incluindo os reality shows Idols, The X Factor e Got Talent.
Compras a bordo do MSC World Europa
No deck 6, estão as lojas Luxury Accessories, Boutique, Fine Jewellery, MSC Shop e a loja do renomado pastry chef Jean-Philippe, a Jean-Philippe Chocolate & Café. Afinal, chocolate é um presente incrível.
Para comprar de tudo um pouco, e até aproveitando promoções, tem a Shopping Gallery, uma verdadeira loja de departamentos, com produtos de beleza como perfumes e cosméticos das marcas queridinhas, acessórios e artigos comestíveis, como chocolates e bebidas.
No deck 8, os hóspedes podem namorar as vitrines da Omega, que ostenta jóias e relógios, e a World Watches. Todas as compras podem ser creditadas no cartão do navio e, antes do checkout, pagar todas as suas despesas no mesmo cartão de crédito ou até em dinheiro em um dos Activation Point nos decks 6, 7 e 8.
Gigante sustentável
A MSC quer fazer a diferença e acredita que quem viaja com o MSC World Europa vai gostar de conhecer o empenho da companhia em tornar os cruzeiros mais sustentáveis, abrindo caminho para a adoção de combustíveis sintéticos neutros em carbono e outros combustíveis alternativos, assim que estiverem disponíveis em escala. O navio utiliza esse gás porque ele praticamente elimina as emissões locais de poluentes atmosféricos, como óxidos de enxofre e reduz o óxido de nitrogênio em até 85%.
O GNL também desempenha um papel fundamental na mitigação das mudanças climáticas, pois reduz as emissões de CO² em 25% e está abrindo caminho para a adoção de combustíveis não fósseis sustentáveis, incluindo o hidrogênio verde.
Primeiro navio de cruzeiro contemporâneo a apresentar a nova tecnologia de célula de combustível de óxido sólido (SOFC) movida a GNL, o MSC World Europa incluirá um demonstrador SOFC de 150 quilowatts que usará GNL para produzir eletricidade e calor a bordo de maneira altamente eficiente, por meio de uma reação eletroquímica. Será um teste para acelerar o desenvolvimento da tecnologia de células de combustível para navios de cruzeiro contemporâneos, oferecendo potencial para permitir soluções de propulsão híbridas no futuro.
No quesito tratamento de água e gestão de resíduos, o World Europa está equipado com um sistema de tratamento de águas residuais (AWTS) que atende aos mais altos requisitos regulamentares do mundo, incluindo o padrão Báltico. Ele trata toda a água residual produzida a bordo para chegar ao padrão conhecido como água da torneira.
A preocupação com a sustentabilidade está evidente dentro das cabines, que conta com lixo com separação entre papel, comida e plástico, por exemplo. Para que tudo seja executado, uma equipe de tripulantes faz a separação dos tipos de resíduos, com equipamentos especializados para triturar ou agrupá-los nas instalações de gerenciamento de resíduos sólidos do navio.
O MSC World Europa também incorpora uma variedade de equipamentos para aperfeiçoar o uso de energia em todo o navio. Esses incluem ventilação inteligente e sistemas avançados de ar-condicionado, com circuitos automatizados de recuperação de energia, permitindo uma distribuição eficaz de calor e frio no navio. Ele utiliza iluminação LED, controlada por sistemas de gerenciamento inteligente para melhorar ainda mais a economia de energia.
Quer reservar?
Para reservar um cruzeiro a bordo do MSC World Europa, basta acessar o site da MSC Cruzeiros (www.msccruzeiros.com.br) ou em entrar em contato com um agente de viagens. Caso precise de um profissional para te auxiliar na reserva, o Viajar é Simples indica a Monica Gribel. O contato pode ser feito por e-mail (monica.gribel@lidatravel.com.br) ou Whatsapp no (11) 98913 4296. Não esqueça de falar que é indicação do Viajar é Simples para ter atenção especial.
* A repórter viajou a convite da MSC Cruzeiros.
Tags: msc cruzeiros , doha , Qatar , MSC World Europa , msc ,