Turistas de Noronha terão que aceitar termo de compromisso com a natureza

por: Redação
11 de fevereiro 2021

A partir de agora, turistas que visitarem Fernando de Noronha (PE) precisam aceitar o Termo de Compromisso Individual, durante o processo de pagamento da Taxa de Preservação Ambiental (TPA). Nele, há orientações para uma convivência harmoniosa com o meio ambiente da ilha.

O termo, disponível neste link, é mais uma ação da retomada do turismo em Noronha, que aconteceu no final do ano passado, quando os turistas passaram a seguir uma série de protocolos para a entrada e estadia na ilha. O documento contempla a relação do turista com o planeta, com a ilha e com as pessoas.

O Termo de Compromisso Individual propõe a prática do turismo consciente, por meio da mudança de hábitos no consumo de água, energia, alimentos, geração e descarte de resíduos, proteção do solo e do mar, entre outros aspectos que visam o desenvolvimento sustentável da ilha e o cuidado com o planeta.

A iniciativa da Administração Distrital surgiu inspirada no sucesso de medida semelhante adotada em 2018 por Palau, arquipélago com status de país, localizado no oceano Pacífico, justamente para conter os impactos negativos do turismo sem planejamento, através do turismo consciente por meio da sensibilização ambiental.

Embora de caráter simbólico, o visitante se compromete formalmente por meio do termo a cuidar da ilha, repensando as suas condutas. A ação faz parte do Plano de Ação para o Turismo Sustentável pós-Covid e se junta a outras iniciativas desenvolvidas pela administração noronhense, como o Plástico Zero, que livrou Noronha dos plásticos descartáveis, e o Carbono Zero, que pretende, até 2022, tirar de circulação da ilha os veículos emissores de dióxido de carbono e, gradualmente, neutralizar o carbono emitido no Distrito.

 

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários