Brasileiros vacinados estão liberados de teste PCR e quarentena para entrar na Suíça. Veja regras - Crédito: Divulgação

Suíça libera entrada de brasileiros vacinados

por: Sylvia Barreto
23 de junho 2021

Texto atualizado em 10/09/21 às 19h43

Turistas brasileiros vacinados poderão entrar na Suíça novamente sem necessidade de quarentena ou teste RT-PCR para covid-19. O Turismo da Suíça divulgou a informação que a partir de sábado (26/06) a entrada dos visitantes estará liberada com algumas regras.

Só poderão entrar no país os vacinados com os imunizantes da Moderna, Pfizer, Janssen, AstraZeneca, Sinopharm e Sinovac. No Brasil, a Sinovac é conhecida como Coronavac e o termo também está incluso no documento oficial do país.

Para ter direito à entrada, o turista precisa ter tomado as duas doses da vacina (ou uma no caso da Janssen). Após a segunda dose da vacina é permitida a entrada no país no mesmo dia para aqueles que tomaram imunizantes de dose dupla.

Os imunizados com a vacina do laboratório Janssen precisam aguardar 22 dias após a data da vacinação para embarcar. Como a maioria dos países da Europa não liberou a ida de brasileiros que irão fazer turismo, o ideal, neste momento, é tomar um voo direto da Swiss do Brasil para Zurique, na Suíça.

É necessário que a última dose da vacina (ou dose única) tenha sido tomada nos últimos 12 meses – no caso da Janssen são 12 meses e 22 dias. Crianças de até 16 anos acompanhada pelos pais são isentas de comprovação de vacinação.

Passageiros entre 16 e 18 anos não precisam apresentar o certificado de imunização, somente teste PCR negativo válido dentro das 72 horas. Menores de 18 anos não vacinados ainda não estão autorizados a entrar no país desacompanhados.

A companhia Swiss tem voos diretos entre São Paulo e Zurique, Suíça – Crédito: Sylvia Barreto

Certificado para entrada na Suíça
Outro ponto a ser considerado é que o turista brasileiro deve apresentar na imigração o comprovante de vacinação emitido no site ou no aplicativo Conecte SUS, e não aquele que é recebido no momento da vacina.

Esse certificado disponível no aplicativo ou site é emitido pelo Ministério da Saúde. Ele tem informações como nome completo do passageiro, dias em que as doses foram tomadas e endereço do local de vacinação, dados exigidos pela Suíça.

E crianças e adolescentes?
A partir de 26 de junho, crianças e adolescentes brasileiros até 16 anos poderão entrar na Suíça sem comprovante de vacinação ou testes viajando com adultos vacinados e dentro das regras definidas pela Suíça.

Situação da Suíça em relação à covid-19

Os números de casos de infectados na Suíça estão diminuindo de acordo com o crescimento da população vacinada. Nas últimas duas semanas, o país registrou 60 casos a cada 100.000 habitantes.

Desde o dia 31 de maio, a Suíça trabalha com medidas mais flexíveis com a reabertura de bares e restaurantes e agora na quinta fase da flexibilização. Já não há restrições de número de pessoas e obrigatoriedade de uso de máscara com a apresentação do certificado de vacinação em eventos de grande escala, também não é mais necessário usar máscaras ou manter o distanciamento em eventos culturais e esportivos, além disso as escolas já retomaram as aulas sem restrições de capacidade, porém o país ainda recomenda o trabalho no modelo home office.

Resumindo as informações importantes aos brasileiros:

– Caso o viajante tenha a intenção de seguir a partir da Suíça para outros países, serão válidas as regras do país de destino;

– Ao entrar na Suíça os contatos dos viajantes serão solicitados para controle de dados;

– Para passageiros em trânsito/ conexão é necessário verificar as regras com a cia aérea;

– Para a comprovação de vacinados brasileiros, basta apresentar o comprovante de vacinação juntamente com passaporte. Necessário conter as informações: nome, data de nascimento, data da vacina, nome da vacina administrada e nome e endereço do local de vacinação;

– Para retornar ao Brasil é necessário sempre apresentar o teste PCR negativo.

 

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários