Matéria atualiza em 10/09 às 14h21
No fim de junho, a Suíça liberou a entrada de turistas brasileiros completamente vacinados com todos os imunizantes usados no Brasil: Coronavac, Pfizer, Janssen e Astrazeneca. Mas, uma notícia veio para preocupar os brasileiros que vão para o país: a partir da próxima segunda-feira (13/09), todos os estrangeiros terão que apresentar um o comprovante de vacinação da União Europeia e que também pode ser convertido no certificado suíço, porém, os de fora do bloco não são aceitos.
Essa regra é válida apenas para ambientes fechados, como museus e restaurantes, exceto lojas, hotéis e transporte público. Porém, locais com área ao ar livre não precisam exigir o certificado. Mas, como o brasileiro pode resolver essa situação já que o único certificado usado é o do Conecte SUS? A outra opção é mostrar um teste antígeno negativo para covid-19 feito em até 48 horas antes da entrada no estabelecimento ou um teste RT-PCR negativo feito em até 72 horas antes da entrada.
Na Suíça, a média de valores de um teste antígeno é de 60 francos, o equivalente a R$ 350 suíços e ele pode ser usado por até 48 horas. O PCR custa 150 francos, o equivalente a R$ 815. Porém, quem vai até 30 de setembro poderá fazer testes de antígenos gratuitamente em locais determinados. Os lugares podem ser encontrados neste link.
Em princípio, todos os centros de teste oferecem testes de antígeno gratuitos para turistas, sugerimos solicitar apoio aos concierges dos hotéis, caso seja necessário. O resultado do teste será enviado por e-mail ou SMS e será possível fazer upload do resultado no aplicativo Covid Certificate através do QR Code ou PDF enviado pelo laboratório.
E para entrar na Suíça?
Para entrar na Suíça, nada mudou. Brasileiro continua mostrando apenas o certificado do Conecte SUS comprovando a imunização completa. Também não é preciso apresentar teste RT-PCR na chegada. Confira as regras aqui.
A equipe do órgão de turismo da Suíça no Brasil, o Swizerland Tourism está tralhando junto ao governo suíço para que certificados de vacinação não-europeus sejam aceitos de alguma forma, mas ainda é incerto. Como neste momento de pandemia tudo tem mudado muito rápido, pode ser que essa regra seja alterada nos próximos dias, por isso, fique atento às notícias.
Tags: suíça ,