Regras mudaram em dezembro de 2021 - Crédito: Canva

Suíça tem novas regras para entrada no país e em estabelecimentos

por: Redação
27 de dezembro 2021

Com as novas variantes do coronavírus circulando pelo mundo, como a ômicron, a Suíça mudou algumas regras para entrada no país. Desde começo de dezembro, todos que visitarem o destino, independente de vacinados ou não, precisarão apresentar teste PCR feito em até 72 horas antes da entrada ou antígeno feito em até 24 horas antes da chegada.

Além disso, o país adotou também um sistema se siglas e sinalizações para entrar em alguns lugares que tem sido usado em vários países europeus:

2G – Permitido somente vacinados ou recuperados com uso de máscara. Não é aplicável para menores de 16 anos. Usados em locais de cultura, lazer, esportes, restaurantes e eventos onde é necessário manter o distanciamento social, é possível sentar-se para comer ou beber.

2G+ – Permitido somente vacinados ou recuperados nos últimos quatro meses ou vacinados ou recuperados apresentando um teste negativo. Não é aplicável para menores de 16 anos.Lugares onde não é possível usar máscara como: discotecas, piscinas, bares, esportes intensos, músicos em atuação.

3G – Vacinados, recuperados ou testados. Eventos externos para mais de 300 pessoas.

Veja regras atuais para entrada de brasileiros na Suíça

Os visitantes que foram completamente imunizados com duas doses da vacina (ou vacinas de dose única) nos últimos 12 meses têm permissão para entrar na Suíça sem precisar cumprir quarentena. É preciso apresentar certificado em inglês que comprove a vacinação, como o do ConecteSUS. Após duas doses das vacinas aprovadas pela Organização de Saúde, é possível acessar o país, exceto se for usada a dose única da Janssen, que precisa de espera de 22 dias.

As vacinas aceitas atualmente são aquelas aprovadas pela OMS:

– Pfizer/Pfizer/BioNTech (BNT162b2 / Comirnaty® / Tozinameran);

– Moderna (mRNA-1273 / Spikevax / COVID-19 vaccine Moderna);

– AstraZeneca (AZD1222 Vaxzevria®/ Covishield™);

– Janssen / Johnson & Johnson (Ad26.COV2.S);

– Sinopharm / BIBP (SARS-CoV-2 Vaccine (Vero Cell));

– Sinovac (CoronaVac).

Crianças de até 16 anos acompanhadas pelos pais são isentas de comprovação de vacinação. Passageiros entre 16 e 18 anos não precisam apresentar o certificado de imunização, somente teste PCR negativo válido dentro das 72 horas. Menores de 18 anos não vacinados ainda não estão autorizados a entrar no país desacompanhados.

Certificado COVID suíço para circulação de indivíduos vacinados no exterior

Desde 24 de outubro, qualquer pessoa que tenha sido vacinada no exterior com uma vacina aprovada pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA), cuja lista não inclui Coronvac, e que viaja para Suíça pode emitir um Certificado Covid Suíço válido por 365 dias a partir da administração da última dose.

Vacinados com Coronavac: desde 01º de dezembro, vacinados com SinoPharm/SinoVac(Coronavac) podem solicitar o Certificado Covid Suíço. Ele é válido apenas por 30 dias após a data de solicitação e não é válido em outros países da Europa.

Aqueles vacinados com Coronavac que irão ficar mais de 30 dias na Suíço, devem apresentar testes antígenos de covid para entrar nos estabelecimentos que são válidos por 48 horas ou testes PCR, válidos por 72 horas.

Para solicitar o certificado, clique neste link. O prazo de resposta é de cinco dias. Para a solicitação, é preciso anexar alguns documentos, que devem estar em alemão, francês, italiano ou inglês. São eles:

– informações sobre sua nacionalidade, como cópia do passaporte;

– certificado de vacinação;

– motivo de viagem para Suíça com informações sobre local e tempo de estadia;

– prova de chegada à Suíça, pode ser passagem aérea, por exemplo.

Depois, é preciso baixar no smartphone o aplicativo Covid Certificate. Será cobrada uma taxa ao redor de 30 francos suíços para emissão do certificado.

O governo suíço desenvolveu uma página com informações dedicadas de acordo com a nacionalidade de cada turista, clique aqui para consultar.

 

 

 

 

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários