A pergunta que mais recebi foi sobre a segurança da mulher sozinha em Dubai

Como foi ser uma turista mulher sozinha em Dubai?

por: Sylvia Barreto
28 de junho 2023

Em abril, viajei para Dubai sozinha. Foi minha primeira experiência do Oriente Médio. O órgão de turismo do destino me convidou para que eu produzisse conteúdo do local. Me avisaram: é seguro para mulheres.

Ao longo da viagem, a pergunta que mais recebi no Instagram do Viajar é Simples foi: é seguro estar sozinha em Dubai sendo mulher? Tenho um histórico de assédios em viagens, alguns em países do ocidente, mas feitos por homens do Egito e Índia. Porém, muitos também por ocidentais. O pior assédio que sofri até hoje foi por um taxista em Buenos Aires que se dizia cubano. Eu estava sozinha, era de madrugada, chovia e eu estava em um lado da cidade que não tinha conhecido ainda. O destino era o prédio em que eu morava durante intercâmbio. Ele me apalpou diversas vezes e o meu medo era nunca voltar.

Em alguns momentos, usei blusas de alcinha, as turistas podem, muçulmanas não

Na internet, geralmente, recebo várias mensagens (incluindo com fotos do órgão íntimo), de homens do Oriente Médio e da Índia. Vou ser bem sincera, no geral, eu já espero o pior dos homens de qualquer lugar. Por isso, eu nunca sou muito simpática com desconhecidos, ainda mais viajando e sozinha.
Sendo assim, fui “armada” para Dubai. Me surpreendi positivamente. As turistas podem usar todos os tipos de roupas. Eu optei por cobrir os ombros e os joelhos na maior parte do tempo (como é feito em países de maioria muçulmana) porque queria fazer o possível para não chamar a atenção. Porém, usei também blusa de alcinha, decote e vestido mais curto.

Os homens olham? Sim. Mesmo coberta, obviamente, sou estrangeira, ainda mais sendo loira, é algo diferente das mulheres de lá. Pedi informação para um homem de Dubai no aeroporto assim que cheguei, era passageiro também. Mas logo ele já puxou conversa, queria saber de onde eu era, algo desnecessário, cortei.

Na maior parte do tempo, optei por cobrir joelhos e ombros

Passei a pedir informações para homens apenas se fossem funcionários do lugar em que eu estava, tipo do shopping. Aliás, fui abordada no shopping por um homem emirati “pedindo informação para mim”, uma estrangeira.

Essa é uma tática que vários homens já usaram para se aproximar de mim de maneira indesejada em alguns lugares do mundo. Já conheço a tática, portanto, sou grossa e saio. Não, eu não me preocupo de ser grossa e também de deixar o homem falando sozinho. A minha prioridade é a minha segurança e se alguém se sentir ofendido, eu não ligo.

Tive outras abordagens do tipo no evento de turismo que participei. Nada assustador. O local da cidade que os homens mais olham é mesmo ali no centro antigo, perto da Abra Creek. No restante, é mais controlado.

Peguei muito táxi e me senti segura. Usei o app Careem, então, tem todas as informações dos motoristas e dá para mandar um link do seu trajeto para alguém te acompanhar. Me senti segura até nos táxis que peguei direto na rua. Os taxistas nem abrem a boca, não é como no Brasil que muitos gostam de conversar.
Na praia, tudo normal para mim, usei biquíni que uso em qualquer lugar do mundo. Até saí pelas ruas com uma saída de praia que é um vestidinho curto. Muitas mulheres muçulmanas vão à praia cobertas, mas, não é uma regra para turista. Me senti bem.

Pedia para mulheres ou homens chineses fazerem fotos para mim porque são mais respeitosos

Em um passeio, meu guia fez fotos de mim e disse que eu estava sexy. Não gostei. Em qualquer lugar do mundo, não acho adequado um guia falar para uma cliente que ela está sexy. E, como era um homem muçulmano, duvido que ele teria o mesmo comportamento com uma mulher muçulmana.

Minha visão geral sobre ser uma turista mulher sozinha em Dubai foi positiva, muito melhor do que imaginava. Eu já esperava por olhares e por tentativas de aproximação. Essas situações aconteceram. Mas, em nenhum momento eu temi pela minha integridade física. E eu já temi por ela em países do ocidente de maioria católica.

O guia que tirou essa foto, um muçulmano, disse que eu estava sexy. Se eu fosse muçulmana também, ele jamais teria esse comportamento

O que eu posso dizer é que precisamos, como mulheres, tomar cuidado em todos os lugares do mundo e estarmos atentas. Infelizmente, essa é nossa realidade. Em Dubai, as diferenças no meu comportamento foram: as roupas em algumas ocasiões porque eu quis e manter uma postura ainda mais firme em relação aos homens. Mas não vi nada que me faria recomendar a uma mulher não ir sozinha para Dubai.

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários