Ampliado, o Aeroporto de Campina Grande tem capacidade para atender até 250 mil passageiros por ano - Crédito: Divulgação

Aeroporto de Campina Grande (PB) passa por renovação e dobra capacidade operacional

por: Redação
6 de outubro 2023

O Aeroporto de Campina Grande (PB), chamado de Presidente João Suassuna, acaba de passar uma renovação. Com administração da Aena Brasil, ele dobrou sua capacidade operacional com a reforma.

Os usuários agora encontram espaços mais amplos e funcionais, seguindo os padrões da concessionária de conforto, segurança e modernidade. Depois de Maceió e Juazeiro do Norte, este é o terceiro equipamento inaugurado pela Aena.

As obras estruturais permitem a ampliação das operações em 100%. Agora, o terminal campinense tem a capacidade de atender 250 mil passageiros por ano. As intervenções nas áreas de embarque e desembarque contribuíram para esse crescimento.

Com 400m², a sala de embarque ganhou um novo canal de inspeção por raio-x, mais amplo e confortável. Já o desembarque dispõe de 333,45m² e tem como principais novidades uma moderna esteira para a rápida restituição de bagagens, e novos sistemas de climatização e de combate a incêndio.

Mais acessibilidade e conforto no Aeroporto de Campina Grande

A poucos dias da inauguração, a fachada do Aeroporto de Campina Grande também passou por reformas, chamando a atenção de quem chega. Com 800m² a mais de área, o terminal de passageiros foi climatizado e ganhou uma fachada de vidro. O enorme painel de Ariano Suassuna agora se encontra dentro do prédio, protegido das intempéries. Além disso, o estacionamento também recebeu melhorias, com mais vagas e segurança. Já o meio-fio passou a ficar disponível para embarque e desembarque do público, facilitando o fluxo de chegada.

Novos serviços

Além da reforma na infraestrutura, os serviços oferecidos no Aeroporto de Campina Grande receberam melhorias. Toda a área comercial foi readequada, com uma maior variedade de lojas, cafés e restaurantes distribuídos no terminal. A oferta de atendimento aos clientes também foi aumentada. A área de check-in ganhou um número maior de balcões, esteiras de bagagem e escritórios para as companhias aéreas.

Expansão da malha aérea

A reforma proporcionou a Campina Grande um aumento na malha aérea, a maior expansão da história da região. O terminal agora oferece rotas estratégicas, com voos para vários destinos diretos, como Salvador, Recife, Fortaleza, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Cada um dos destinos proporciona grande conectividade para atender a demanda dos clientes e incentivar o turismo na cidade paraibana. Além disso, o novo pátio de aeronaves se soma ao existente, elevando o patamar do aeroporto.

Pista do Aeroporto de Campina Grande

Uma série de melhorias foi feita na pista do aeroporto, tornando os procedimentos de pouso e decolagem mais seguros e adequados às normas vigentes. Na pista de taxiamento, com o objetivo de auxiliar melhor as manobras dos pilotos, foram implementadas novas sinalizações, tanto vertical, quanto horizontal. Além disso, também foram instaladas RESAs (Áreas de Segurança de Fim de Pista) nas duas cabeceiras da pista. Por fim, a iluminação foi incrementada e o asfalto foi revitalizado.

Compromisso ambiental

Desde o primeiro momento das obras, a redução dos impactos ambientais foi prioridade para a Aena, com estações de tratamento de água, de esgoto e central de resíduos sólidos. A melhora do uso das fontes de energia também esteve em pauta. A gestão voltada para o desenvolvimento sustentável já vem colhendo frutos.

Em junho deste ano, o Aeroporto de Campina Grande foi premiado no programa de sustentabilidade da Anac. A iniciativa Aeroportos Sustentáveis avaliou ações voltadas à redução dos impactos ambientais das operações aeroportuárias nacionais.

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários