Com a aceitação do Pix no Uruguai, o país vizinho deve fazer descontos no IVA também neste tipo de pagamento para brasileiros - Crédito: Sylvia Barreto

Uruguai garante desconto de imposto para turistas e pode isentá-lo no Pix também

por: Sylvia Barreto
1 de outubro 2023

No começo de 2023, o Uruguai anunciou que manteria até setembro uma ação já usada para incentivar o turismo: descontar total ou percentual do valor do Impuesto ao Valor Agregado (IVA) em serviços como hospedagem, restaurantes e aluguel de carros sem serviço de chofer para quem não é residente do país e paga com cartões de crédito ou débito.

Com o término de setembro, o governo do país vizinho anunciou que manterá a ação nos seguintes termos:

– IVA zero em hotéis e alojamentos: até o 30 de abril de 2024, não se cobra IVA de 22% para estrangeiros neste caso;

– Isenção de 9% em serviços de gastronomia e aluguel de carros sem chofer até 30 de abril de 2024: neste caso, é cobrado o IVA de 22%, porém, 9% é devolvido no cartão.

Isenção de IVA também no Pix no Uruguai

A empresa brasileira de pagamentos eletrônicos PagBrasil anunciou parceria com a uruguaia Plexo. Essa associação permite aos turistas do Brasil utilizar o Pix no comércio do Uruguai.

“Já é uma realidade o uso do Pix em alguns restaurantes e hotéis, como o famoso Moby Dick e o The Grand Hotel, entre outros. No entanto, a parceria com a Plexo vai nos permitir escalar rapidamente, com abrangência nacional e capilarizada, antes de novembro”, contou o CEO da PagBrasil, Alex Hoffmann, ao Viajar é Simples.

Hoffmann acrescentou que clientes de qualquer banco poderão usar essa forma de pagamento no Uruguai, da mesma maneira que pagam com Pix no Brasil. O cliente solicita ao estabelecimento pagar com Pix, e o atendente leva um POS (celular ou tablet que funciona como maquininha) para a mesa, que exibe o QR Code para completar o pagamento.

De acordo com informações do jornal El País e confirmadas pelo Ministério do Turismo do Uruguai ao Viajar é Simples, é possível que ainda no verão de 23/24 o desconto do IVA para quem usa cartões de crédito e débito seja estendido para pagamentos com Pix.

Em 2023, a PagBrasil lançou uma solução que permite a aceitação do Pix em estabelecimentos comerciais localizados fora do Brasil. A inovação do PDV permite pagamentos instantâneos com conversão de moeda em tempo real.

Fontes: El País e Ministerio de Turismo

*Atualizada em 26/12/23 às 14h42

Tags: uruguai ,

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários