Em uma busca sobre Los Angeles, Sofia oferece diferentes informações sobre o destino

Sofia: Como é usar a assistente de IA da Decolar?

por: Sylvia Barreto
14 de março 2024

Confesso que “torci o nariz” quando li sobre a assistente de viagem de IA da Decolar. Chamada de Sofia, pensei logo em um rosto, como temos de uma grande marca de varejo que está bem famosa.

Descobri que Sofia não tem um rosto, mas seu nome parece ter sido escolhido para representar a inteligência artificial, pois termina com as vogais IA. A primeira boa sacada que percebi do serviço.

Ao acessar Sofia pela primeira vez, aparece essa mensagem

A Decolar define da seguinte maneira a Sofia: assistente de viagem que integra inteligência artificial generativa com uma interface visual incremental e adaptável. Pensei: “deve ser mais um chatbot”. Segui a vida sem acessar a Sofia.

Alguns dias depois que li a notícia, a Decolar me convidou para testar a Sofia e aceitei. Entrei primeiro pelo celular, depois pelo site para ver as diferenças e conto minhas experiências.

Usando a IA da Decolar pelo celular

Segundo a Decolar, basta dizer “quero surfar” para ativar Sofia. Pelo celular, entrei no app da Decolar, coloquei o celular perto do rosto e disse: quero surfar. Nada de Sofia.

Vi um ícone da Sofia no app e cliquei, vai para uma tela com algumas sugestões preestabelecidas. Para mim, era recomendações dos seguintes destinos: Rio de Janeiro, Salvador e Manaus. Mais abaixo, sugestões do Caribe e Miami.

Cliquei em “Caribe” e apareceu sugestões dos seguintes destinos Cancún, Punta Cana e Playa del Carmen. Imagino que são aqueles mais procurados pelos brasileiros. Optei por Cancún para ver para onde Sofia me levaria. Apareceu uma tela com um resumo da cidade e as principais atrações.

No celular, escolhi conversar sobre Cancún

Enquanto isso, no chat, Sofia ia mandando informações sobre Cancún. Resolvi testar uma pergunta por áudio. Ele só ficou processando e nunca apareceu.

O celular usado é um iPhone 15ProMax. Realmente, não sei se é algo de configuração, mas não consegui me comunicar por áudio com Sofia, ela não me deu essa intimidade.

Eu sou millennial, sendo assim, prefiro fazer algumas coisas no computador ao invés de celular. Achei que Sofia tinha muito a me oferecer e a tela do computador seria melhor para isso. Sendo assim, migrei.

Minha pergunta em áudio não carregou

Sofia no computador

Uso Windows e abri o site no Firefox. Como sou inscrita na Decolar e participo do programa de fidelidade da empresa, o Passaporte Decolar, entrei na minha conta.

Irei para Los Angeles em breve e já conheço a cidade, então, decidi fazer algumas perguntas do destino para ver se Sofia era tão limitada como um chabot qualquer ou se, realmente, ia além disso como prometido pela Decolar.

Apenas digitei no chat “Los Angeles” e Sofia me respondeu com informações da cidade e a tela foi modificada com vários insights sobre o destino, incluindo as atrações importantes, como: Venice Beach, Letreiro em Hollywood, Rodeo Drive, Santa Monica e Universal Studios.

Bem completas as informações sobre LA

Fui mais além e perguntei se Venice Beach é longe de Los Angeles e Sofia explicou bem. Mudei de assunto para ver se ela é esperta mesmo e indaguei sobre melhor meio de transporte no destino e ela respondeu “carro”. Na minha opinião, carro também é essencial por lá.

Depois, Sofia e eu começamos a conversar sobre voos. Ela deu várias opções de datas e tempo de estadia no destino, sempre saindo da minha cidade, São Paulo. Achei boa a seleção, priorizou preço.

No computador, não fiz perguntas pelo áudio porque não tenho microfone ligado, portanto, não consegui testar. No celular, como disse, não funcionou essa função.

Usando Sofia percebi que, assim como a Decolar prometeu, não há necessidade de seguir uma ordem preestabelecida da conversa e que existe um papo realmente dinâmico. Vai além dos chatbots mesmo.

Sofia oferece algumas opções de voo para o destino

Tecnicamente, Sofia é “uma solução usando tecnologias como ChatGPT-4, Whisper, da OpenAI, e a plataforma escalável da AWS, o que permite uma experiência mais natural e adaptada às necessidades de cada indivíduo”, de acordo com a Decolar. Para mim, uma usuária comum que não entende muito de tecnologia, é uma assistente virtual boa.

Sofia ajuda a nortear a experiência de compra do cliente que não tem muito conhecimento do destino. Ela também é rápida e dá boas indicações de compra, sempre baseada nos produtos Decolar.

Apesar de achar que a IA nunca irá substituir o humano, muito menos o contato, Sofia pode ser melhor que um atendimento humano ruim e demorado. Para transformá-la em algo mais amistoso, daria um rosto à Sofia, talvez eu seja mesmo muito milllenial e senti falta disso para diferenciá-la ainda mais de um chatbot qualquer.

*Testei a Sofia a convite da Decolar

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