Turistas precisam seguir regras para entrar no Chile - Crédito: Rodrigo Barrionuevo

Com 92% da população com duas doses, Chile estima receber 300 mil brasileiros em 2022

por: Sylvia Barreto
4 de fevereiro 2022

Assim como aconteceu no mundo inteiro, o Chile teve o turismo impactado pela pandemia. Recebeu 4,5% de turistas em 2019 e apenas 1,1 milhão em 2020. “Em 2021 vivemos o ano mais restritivo em relação às fronteiras e isso significou prejuízo de US$ 100 milhões na nossa economia”, comentou Andrea Wolleter, diretora do Sernatur, órgão que promove o turismo no Chile.

Porém, esse pior momento parece ter chegado ao fim com o avanço da vacinação no Chile e no mundo. Por lá, ao menos 92% da população tomou duas doses da vacina. Lembrado que o Chile está na terceira dose e planeja iniciar a quarta nas próximas semanas.

E os brasileiros?
Durante entrevista coletiva, Andrea afirmou que o Brasil é um dos principais mercados para o Chile. “Com a abertura, estamos recuperando os turistas do Brasil, em novembro de 2021, recebemos 35 mil e mais 70 mil em dezembro”, explicou.

A expectativa do Sernatur é de receber 300 mil brasileiros em 2022. No ano de 2019, cerca de 550 mil turistas do Brasil estiveram no Chile. Se o país atingir a expectativa, chegará a receber mais da metade de brasileiros se comparado ao número de 2019.

Temporada de neve
Uma das apostas do Chile para 2022 é a temporada de neve – de julho até fim de setembro – que atrai turistas, principalmente brasileiros, para as estações de esqui do país. Uma delas, Portillo, já até anunciou sua data de abertura e oferece descontos para reservas com antecedência.

Quais os requisitos para entrar no Chile?
As regras costumam mudar com frequência neste período de pandemia, mas, as vigentes agora (04/02/22) são as seguintes:

– precisa ter recebido, ao menos, duas doses de vacina e validá-las no site mevacuno.gob.cl com antecedência;

– fazer teste PCR em até 72 horas antes da viagem e apresentar o resultado negativo;

– fazer seguro viagem com cobertura mínima de US$ 30.000 que inclua cobertura de covid;

– fazer PCR gratuito no ponto de chegada ao Chile e aguardar 24 horas pelo resultado, se for negativo, poderá sair para passeios. Caso o turista tenha voo de conexão, pode fazer o teste, pegar o voo e esperar o resultado no destino final;

– preencher formulário de acompanhamento da estadia via e-mail.

Esses requisitos são válidos tanto para quem chega de avião como para quem cruza as fronteiras terrestres.

Tags: chile ,

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários