Caso não possa ficar a viagem inteira em um hotel de luxo, deixe essa opção para os últimos dias de estadia. Na foto, Shangri-la Paris - Crédito: Divulgação

Luxo em Paris: dicas de experiências gastando o essencial

por: Sylvia Barreto
30 de agosto 2022

Pensar em experiências de luxo em Paris gastando menos do que se imagina parece impossível para você? Nessa matéria você terá uma ótima ideia de como desfrutar da beleza da capital francesa e viver momentos incríveis com gastos a partir de 3 euros.

Eis aqui algumas dicas culturais, gastronômicas, relaxantes e até instagramáveis para você aproveitar a cidade luz com experiências luxuosas gastando de poucos até muitos euros, dependendo do seu orçamento e escolhas.

Vale lembrar que aquele pensamento que luxo é ostentação ficou no passado. Inclusive, o próprio país tem o evento France Excellence na América Latina para discutir a tradição e os rumos que esse setor toma na França, mostrando que luxo tem muito mais a ver com experiências autênticas e com o despertar de diferentes emoções, do que demonstração de êxito econômico.

Os macarons da Ladurée carregam história e muita tradição da casa que fundou os salões de chá na França- Crédito: Reprodução Facebook

Bon appétit!
A gastronomia da França, com toda sua técnica e tradição, é uma das melhores do mundo e, em Paris, você pode aproveitá-la de diversas maneiras. Para começar, a mais saborosa – e também a mais em conta – é comer alguns macarons da Ladurée uma das marcas francesas mais tradicionais. Por cerca de 3 euros você pede um macaron delicioso que carrega uma tradição enorme e ter uma verdadeira experiência de luxo em Paris gastando pouco.

Em 1862, Louis-Ernest Ladurée abriu uma padaria no bairro de Madeleine. Em 1900, ano da Exposição Universal e em plena Belle Époque, sua mulher fundou o café e pastelaria e inventa o salão de chá, hoje tão tradicional na França. Em 1930, um de seus primos faz pela primeira vez o macaron como conhecemos hoje.

São nove lojas Ladurée espalhadas pela cidade e, se você puder gastar um pouco mais, vale visitar a Ladurée Paris Champs Elysées com salão de chá e restaurante. Por lá, você pode tomar um belo chá da tarde servido das 15h00 às 18h00 por 39 euros por pessoa. Aliás, estão com comemoração dos 160 anos da casa e oferecem macarons personalizados da data. Se preferir brunch, é servido das 08h00 às 15h00 por 59 euros. Pode optar, ainda, por almoço ou jantar. Há diversos pratos e os valores giram ao redor de 30 euros.

O chocolate quente é o doce Mont-Blanc são imperdíveis no Angelina – Crédito: Divulgação

Ainda na linha dos salões de chá, temos o Angelina. Fundada em 1903, a loja é bem famosa por seus doces e por seu delicioso chocolate quente, que custa 8,50 euros. Atualmente, há algumas espalhadas por Paris, mas a tradicional é do número 226 da Rue de Rivoli.

A marca registrada do Angelina é o doce Mont-Blanc, que sai 9,40 euros. Porém, se você quiser algo além de doces, pode optar pelo café da manhã pedindo os itens separadamente ou as opções de menu fechado por 22 ou 32 euros, ambas incluindo o imperdível chocolate quente. O brunch, por sua vez, custa 42 euros e o chá da tarde 25 euros.

Para contemplar um belo prato francês, opções não faltam. O alerta do Viajar é Simples é que você, viajante solo, por exemplo, dificilmente vai gastar menos de 50 euros em um desses restaurantes: Le Récamier, perfeito em tudo, mas os suflês são referência; Les Ombres, rooftop com vista para Torre Eiffel e com menus fechados a partir de 58 euros; ou o Benoit, um dos restaurantes do estrelado chef Alain Ducasse, foi aberto em 1912 e comprado por ele nos últimos anos, tem menus fechados a partir de 32 euros.

Se procura um lugar para comer suflês em Paris, a dica é o Le Récamier – Crédito: Sylvia Barretp

O Les Ombres tem linda vista para a Torre Eiffel – Crédito: Divulgação

Aliás, para comer em renomados restaurantes parisienses, você irá encontrar melhores preços no horário do almoço, quando é comum haver menus fechados com entrada e prato principal e, muitas vezes, sobremesa, por um preço fixo. Já no jantar é mais difícil.

Se você também se interessa por cozinhar, pode fazer ótimas aulas de gastronomia francesa em Paris e voltar para casa se sentindo um chef. Na tradicional Galeries Lafayette Paris Haussmann a moda dá espaço à gastronomia com aulas que vão mudando ao longo dos meses. Atualmente, oferecem aulas que ensinam como fazer o verdadeiro macaron francês por 49 euros e workshops, em parceria com a escola Ferrandi Paris, que dão o caminho do preparo de pratos emblemáticos da França ou de doces clássicos franceses, como a tarte tatin, cada um por 120 euros.

Além de oferecer boas horas de compras, a Galeries Lafayette Paris Haussmann tem aulas de culinária de clássicos franceses – Crédito: Divulgação

Experiência de luxo em Paris também na hora de dormir
Ficar vários dias num hotel de luxo em Paris pode custar uma pequena fortuna. Por isso, para ter essa experiência de modo mais comedido, a dica é passar a maior parte do tempo em um hotel econômico e, uma ou duas noites, em um hotel de luxo. E, para aproveitar mais a atmosfera e as instalações desse hotel, vale deixar a maior parte dos passeios para quando você estiver na hospedagem econômica. Outra dica essencial: reserve essa hospedagem de luxo em Paris para o final da viagem. Se a estadia de luxo ocorrer primeiro e, depois, você for para um econômico, pode ficar desanimado fazendo comparações. Se fizer o contrário, vai embora feliz e descansado.

Quando falamos em hotéis de luxo em Paris, você pode tanto optar por um cinco estrelas, como hotéis-palácio ou modernos e charmosos, ou por um quatro estrelas bem confortável. Se quiser algo com vista e que seja quatro estrelas, o Le Littré, em Montparnasse, cai como uma luva.

O Hotel Le Littré tem quartos com varanda e é possível que o café seja servido no local sem custo adicional – Crédito: Sylvia Barreto

Ele tem quartos com varanda e vista para a Torre Eiffel. As reservas pelo site incluem o café da manhã, que vale muito a pena e, no buffet, tudo é muito bem servido. Você também pode pedir no quarto sem custo adicional e, no caso de ter varanda, tomar café olhando a torre. Mas, claro, é bom fazer isso só nos meses mais quentes, com frio, pode ser complicado. Para acomodações com varandas e vista para a torre, há tarifas a partir de 144 euros para duas pessoas.

Os hotéis cinco estrelas de Paris não decepcionam. Entre as opções está o Shangri-la Paris, a poucos passos da Torre Eiffel. Esse hotel também tem quartos com vista para a bela torre e rio Sena. Instalado em um prédio histórico que foi da família de Napoleão Bonaparte, o hotel é puro requinte e mesmo o quarto mais simples é extremamente confortável e com uma enorme banheira. O valor da noite começa nos 1.500 euros, o atendimento é bem personalizado e os produtos de higiene são da Bvlgari.

Caso não possa se hospedar num hotel de luxo em Paris, ainda dá para sentir o clima. A maioria deles – como os hotéis Four Season Hotel George V Paris, Peninsula Hotel, Mandarin Oriental Paris e Le Meurice – conta com restaurantes, bares e spas abertos para quem não é hóspede. Para tratamentos em spas de hotéis de luxo, o valor vai começar por volta dos 150 euros e, nos restaurantes, depende muito de cada um, mas algo em torno de 100 euros por pessoa.

Vista do restaurante do hotel Shangri-la Paris – Crédito: Divulgação

Passeios de luxo em Paris
Um dos passeios mais procurados por seu cenário, está o jantar no barco pelo Rio Sena com vinhos inclusos. Dá para fazer o mesmo roteiro sem nada incluso só para ter a experiência de navegar por volta de 15 euros. Porém, para ter uma experiência diversificada à noite e com pratos elaborados, prepare-se para gastar, pelo menos, 100 euros por pessoa.

A dica é escolher barcos menores e, se houver possibilidade, optar por lugares com melhor visão. A Bateaux Parisiens, por exemplo, oferece opções com preços que vão de 89 a 149 euros, dependendo da mesa escolhida.

A Bateaux Parisiens tem passeios mais em conta pelo Rio Sena durante o dia e com jantar à noite – Crédito: Jean Pierre Salle

As opções com jantar da Bateaux Parisiens começam nos 89 euros – Crédito: Divulgação

E Paris de outro ângulo, já imaginou? Pois bem, durante um passeio de helicóptero a cidade pode ser observada de forma diferente. A HeliParis oferece duas opções, uma delas pela parte Oeste de Paris com uma hora e meia, sendo 30 minutos de voo e uma hora na parada, por 250 euros por pessoa. A outra, um tour por toda a cidade, também com uma hora e meia de duração, sendo 30 minutos de voo, por 349 euros por pessoa.

E, ao invés de ver só Paris de cima, você também pode ir até Versailles. A Helipass faz esse passeio com uma parada com bebidas em local atrás do Palácio de Versailles. O helicóptero tem capacidade para seis passageiros e o passeio custa 239 euros por pessoa.

Mas, calma, tem mais passeios deliciosos, especiais e com valores mais acessíveis. Um deles pode ser pelo apaixonante vinhedo Clos de Montmartre, que está a poucos passos da Sacré Coeur. Inclusive, o Musée de Montmartre oferece entrada no museu, que tem lindos jardins, com um tour guiado pelo vinhedo e degustação de vinho. É preciso reserva e o valor é de 36 euros por pessoa. Para visitar apenas o museu e os jardins fica 14 euros.

A Heli Paris oferece passeios de helicóptero por Paris – Crédito: Guignard Air Image

Compre em Paris
Mesmo que você não esteja pensando em comprar roupas, bolsas ou outros acessórios de marcas tradicionais, você vai acertar em cheio se colocar a visita a La Galerie Dior na sua lista e conhecer mais sobre a história da marca e criações de Christian Dior.

Inaugurada em 2022, a La Galerie Dior é um verdadeiro museu da moda com peças históricas. Está instalada no número 11 da Rua François Premier, perto do endereço da Dior da avenida Montaigne, onde nascem as criações da marca há 75 anos. São mais de 2.000m² e 13 espaços que contam a história da marca e seus diferentes momentos. Para conhecer tudo isso, a entrada custa 12 euros. Para completar, dá para visitar o Le Café Dior.

O La Vallée Village reúne 120 lojas de marcas de luxo – Crédito: Divulgação

Mudou de ideia sobre compras e quer bons descontos em artigos de luxo em Paris? A dica é tirar um dia para visitar o outlet La Vallée Village, localizado a uma hora da cidade e a 10 minutos da Disney. Com descontos ao redor de 30%, esse outlet reúne 120 lojas de marcas como Balmain, Balenciaga, Burberry, Bottega Veneta, Christian Louboutin, Chloé, Dolce & Gabbana, Fendi, Furla, Givenchy, Jimmy Choo, L’Occitane en Provence, Montblanc, Michael Kors, Prada, Salvatore Ferragamo, Valentino e Versace.

Se quiser ir de maneira bem econômica, pode chegar no outlet de trem. Com um bilhete do Navigo Découverte, vendidos nas estações de metrô, você pode pegar transporte público ilimitado em Paris, incluindo os trens da RER que chegam no La Vallée Village. Outra opção é pegar o shuttle que sai de Paris para metade do dia ou inteiro a partir de 25 euros por adulto. Se estiver de carro, o estacionamento é gratuito.

E, aí, gostou das dicas? Conta nos comentários se vai inserir algumas dessas experiências na sua próxima viagem.

*Matéria editada por Tatiane Almeida

 

Tags: paris , luxo em Paris ,

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários