Cunha fica a 180km da cidade de São Paulo e tem vários atrativos naturais - Crédito: Divulgação

Cunha (SP) realiza tradicional Procissão do Fogaréu na Semana Santa

por: Redação
31 de março 2023

Cunha, no interior de São Paulo, se prepara para as tradições da Semana Santa, que em 2023, transcorre entre os dias 2 e 9 de abril. A tradição religiosa celebra a trajetória de Jesus Cristo, desde sua entrada em Jerusalém (Domingo de Ramos) até o dia que marca sua ressurreição (Domingo de Páscoa).

A programação especial conta com missas, procissões e eventos artísticos que relembram o cortejo de Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Na cidade, acontece uma das maiores celebrações do Estado.

O Tríduo Pascal, realizado na Quinta-feira Santa (06/04), marca uma das noites mais bonitas e ricas da Semana Santa de Cunha. Após a Missa da Instituição da Eucaristia, com a clássica Cerimônia do Lava Pés, os fiéis seguem pelas principais ruas do Centro Histórico com a Procissão do Fogaréu.

Com início na Igreja Matriz da Cidade, o ritual encena a prisão de Cristo – sob a iluminação de tochas e o som de tambores. Vestidos com túnicas em representação aos soldados romanos, os penitentes (ou farricocos) passam por pontos como a antiga prefeitura e o casarão da Dona Neuza até encontrar a mesa da Última Ceia já vazia. Então, a procissão segue para a Igreja do Rosário, que simboliza o Jardim das Oliveiras, local onde Jesus foi preso.

Já na Sexta-feira Santa (07/04), a Encenação da Paixão de Cristo ocorre às 19h00, na Praça da Matriz. Em um momento de fortes emoções, os fiéis poderão acompanhar a trajetória de vida, paixão e morte de Jesus Cristo, assim como sua ressurreição. O espetáculo é realizado pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição e pela população local.

Ao longo de dez dias, Cunha reúne seus habitantes e recebe turistas que buscam o destino para celebrar a fé. As festividades começam no Sábado Véspera de Ramos (01/04), passam pelo Domingo da Ressurreição (09/04) e encerram-se com a Festa de São Benedito (10/04).

Mais informações no site ou perfil de Instagram @turismocunha da Secretaria de Turismo e Cultura de Cunha.

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários